Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Horto Municipal de Teresópolis é reinaugurado com novos atrativos para as famílias

Espaço recebeu melhorias e promete aumentar o fluxo de visitantes, que já tem sido muito alto

Maria Eduarda Maia

O Horto Municipal de Teresópolis, que antes era destinado apenas para o plantio de mudas para contemplar as praças e canteiros da cidade, há alguns meses vem sendo utilizado de maneira intensa para o turismo, alavancando ainda mais o setor no município. E a partir de agora, a tendência é de aumentar o fluxo de visitantes no espaço localizado no bairro Carlos Guinle, visto que o governo municipal inaugurou, na manhã ensolarada desta terça-feira (23), três novos equipamentos. Após uma série de obras e melhorias, a entrega incluiu o novo Centro Municipal de Educação Ambiental, uma nova pista de caminhada, com espaços para a criação de mudas e piquenique, e a ampliação do Borboletário Municipal.
A iniciativa, realizada por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, integra as ações realizadas durante o ano com o objetivo de uma cidade mais consciente, em conjunto com a natureza e voltada para o futuro, destacando a conexão com o meio ambiente. “Esse é um presente para Teresópolis. Estamos entregando a primeira fase do Horto Municipal já pronta. O que nós queremos é transformar o espaço em um equipamento turístico não apenas para o povo de Teresópolis, mas para todo o estado do Rio de Janeiro”, declarou o prefeito Leonardo Vasconcellos, em entrevista ao Diário, destacando ainda que, além desses impactos importantes para o turismo, agora o teresopolitano conta com mais um atrativo para aproveitar em contato com a natureza.
Ainda segundo o gestor municipal, além do lazer, o Horto Municipal também tem como foco a educação ambiental. “A gente quer que a nossa meninada venha para cá fazer educação ambiental, estudar, conhecer o borboletário e entender melhor o meio ambiente. Agora, nós temos aqui uma escola de meio ambiente de qualidade, com salas climatizadas, capaz de receber todas as escolas do município para aprender um pouquinho sobre a biodiversidade e o meio ambiente da Mata Atlântica”, completou Leonardo.

A entrega dos atrativos do Horto Municipal, um novo marco para o meio ambiente do município, aconteceu nesta terça-feira (23) e contou com a presença de várias autoridades. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Resgate do meio ambiente
O secretário municipal de Meio Ambiente, Leonardo Maia, ressaltou o resgate do Horto, que antes se encontrava degradado e agora está revitalizado para o teresopolitano, o turista e as crianças. “Desde os primeiros dias de mandato, o prefeito tem trabalhado para devolver ao morador aquilo que é dele por direito. Este local estava completamente degradado e abandonado. Muitas pessoas sequer conheciam algumas áreas do outro lado do rio”, pontuou.
O espaço ainda vai receber outras melhorias, como conta o secretário da pasta. “A intenção é ampliar ainda mais a pista de caminhada, um processo que já está em andamento. Também estamos estudando a implantação de uma cafeteria ou restaurante, para que as pessoas possam tomar café ou comer um pão de queijo, por exemplo”, adiantou, frisando que esta última ação ainda está em fase de estudo, mas que faz parte de um planejamento para o futuro.

Outro destaque da inauguração foi a Pista de Caminhada Rafael Marques de Andrade, uma homenagem ao rapaz e todas as pessoas com deficiência. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Centro de Educação Ambiental
O Centro Municipal de Educação Ambiental conta com recepção, banheiro acessível, setor administrativo, sala de educação ambiental, sala de reuniões e um miniauditório multimídia com capacidade para 20 pessoas sentadas, destinado ao atendimento de alunos das redes municipal e particular de ensino. Todos os ambientes são climatizados, garantindo conforto e acessibilidade.
“Agora contamos com profissionais capacitados que atenderão os turistas e as escolas. A secretária de Educação, Carla Rabello, ficou responsável por organizar uma agenda com as escolas”, explicou Leonardo Maia, ressaltando que este novo espaço integra os outros equipamentos do Horto, sendo de extrema importância para a criação de uma consciência sobre educação ambiental.

A partir do licenciamento ambiental, o borboletário firmou convênios com instituições de referência para troca de experiências e exemplares. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Ampliação do Borboletário Municipal
Entre as novidades, a ampliação do Borboletário Municipal, que agora passa a contar com um novo circuito de visitação e um novo lago. “Antes tínhamos uma área bastante restrita. Agora dobramos o tamanho do espaço e, consequentemente, a capacidade de atendimento”, discorreu o secretário de Meio Ambiente. O funcionamento agora conta com horário estendido, das 9h às 15h, com visitação gratuita e sempre acompanhada por um profissional da área.
A partir do licenciamento ambiental, o borboletário firmou convênios com instituições de referência para troca de experiências e exemplares, incluindo: o Borboletário de Araruama (RJ), Borboletário CataVento (SP), Borboletário de Diadema (SP), Borboletário do Zoológico de Brasília (DF) e o Borboletário de Mangal das Garças, em Belém (PA). O licenciamento também possibilita a realização de pesquisas científicas na área ambiental.

Assista a cobertura completa no nosso canal no Youtube

Pista de caminhada
Mais um destaque da inauguração foi a Pista de Caminhada Rafael Marques de Andrade, uma homenagem ao rapaz e todas as pessoas com deficiência. Na entrada da pista, um antigo brinquedo foi transformado em Jardim Sensorial, voltado especialmente para o atendimento de pessoas neuro atípicas. A pista, que ainda receberá ampliação em sua extensão, já conta com piso intertravado, um espaço destinado à criação de mudas, que serão utilizadas no replantio de jardins, praças e canteiros do município, e uma área de piquenique ao final do primeiro trecho do percurso. “É um espaço onde a pessoa pode caminhar, fazer um piquenique e, ao mesmo tempo, ter contato com a educação ambiental. Nós recompusemos a mata ciliar da área, com o plantio de mais de 1.500 mudas. A ideia é instalar plaquinhas de identificação nas árvores”, contou Leonardo Maia.

“Esse é um presente para Teresópolis. Estamos entregando a primeira fase do Horto Municipal já pronta. O que nós queremos é transformar o espaço em um equipamento turístico não apenas para o povo de Teresópolis, mas para todo o estado do Rio de Janeiro”, declarou o prefeito Leonardo Vasconcellos. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Impulso para o turismo
Para a secretária municipal de Turismo, Nina Benedito, com a entrega dos atrativos do Horto de Teresópolis, que já contava com uma visitação expressiva, com uma média de cerca de 2500 visitantes por fim de semana, há uma projeção de aumento no fluxo de visitantes. “A expectativa é de que esse número dobre. O Horto já faz parte de praticamente todos os roteiros turísticos de Teresópolis, tanto para quem vem do Rio de Janeiro quanto de outros estados”, declarou, destacando que é um local para toda a família. “O teresopolitano pode e deve se orgulhar desse espaço que, sem dúvida, vai trazer ainda mais fluxo turístico para o nosso município”, concluiu.

“Desde os primeiros dias de mandato, o prefeito tem trabalhado para devolver ao teresopolitano aquilo que é dele por direito. Este local estava completamente degradado e abandonado. Muitas pessoas sequer conheciam algumas áreas do outro lado do rio”, pontuou o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Maia. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário


17

18

Teresópolis 23/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Horto Municipal de Teresópolis é reinaugurado com novos atrativos para as famílias

Vila do Papai Noel encanta público e transforma Teresópolis em cenário de Natal

DER-RJ promete novos radares na RJ-130 para o início de 2026

Caminhoneiro e ajudante de Teresópolis assaltados no Rio

PM apreende quase 3.920 pinos de cocaína e 1.156 pedras de crack

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE