Revitalizado pela Prefeitura e com vários atrativos para os visitantes, o Horto Municipal Carlos Guinle começa a entrar no roteiro de passeios das famílias interessadas em aliar lazer e conscientização ambiental. Doações de mudas e insumos estão entrando na rotina do espaço, que é destinado ao cultivo de plantas de várias espécies para arborização e complementação paisagística de praças e jardins públicos do município. Na última semana, o local recebeu atrações culturais, como a escritora infantil Andrea Taubman, e doações para ampliar seus serviços.
Estudantes que visitaram o Horto Municipal Carlos Guinle foram recebidos pela paisagista Denise Marques e equipe. Acompanhados por professores e coordenadores, alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental da Creche Escola Grandini, da rede particular de ensino, conheceram o espaço, presentearam o horto com a doação de 40 mudas de flores da espécie Lantana e plantaram sementes de ameixa amarela para levar para casa. Outras doações recebidas foram a de dois mil sacos biodegradáveis, iniciativa do Grêmio Musical Paquequer e do Rotary Club de São Gonçalo, e de outras quatro mil unidades, entregues pelo Horto Plantas do Vale, e que serão utilizados para o plantio de mudas e sementes cultivadas no local.
Atrativos e visitação
Além do recém implantado parquinho infantil com brinquedos de madeira para diversão da garotada, o Horto Municipal conta com área para piquenique, parque para cães, horta e um interessante Jardim Sensorial, onde os visitantes podem explorar diferentes texturas, fragrâncias e sensações a partir das plantas medicinais e aromáticas cultivadas no local.
Localizado na Avenida Tobias Barreto, 21, bairro Quarenta Casas, fica aberto à visitação pública direto até domingo, 17/10, das 9h às 16h, com entrada franca, sempre seguindo as normas sanitárias por conta da pandemia. Em todos os dias, o público pode levar lanches para piquenique no local. A recomendação é que cada pessoa leve sua garrafa e/ou copos reutilizáveis, evitando o uso de copos descartáveis.