Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Horto Municipal recebe 130 alunos de duas escolas públicas

Estudantes participam do projeto "Vivência de Educação Ambiental", da SMMA e Sesc

Conscientizar sobre a importância da preservação da natureza na prática, e de forma continuada, é a proposta do Projeto “Vivência de Educação Ambiental”, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Sesc. Em mais uma edição mensal, a equipe do setor levou 130 alunos das escolas municipais Hilário Ribeiro, em Quebra Frascos, e Acliméa de Oliveira Nascimento, em São Pedro, em uma visita guiada ao Horto Municipal. Os alunos de turmas do pré-escolar ao quarto ano do Ensino Fundamental participaram de atividade de plantio e de interação educacional/artística com fantoches de animais nativos da região. A visita guiada propôs a interação com a natureza, explorando suas diferentes texturas, fragrâncias e sensações, a partir de plantas medicinais e aromáticas no Jardim Sensorial do Horto Municipal.  “Os estudantes realizaram um plantio junto com os produtores de mudas do Horto e conheceram um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo município na manutenção dos jardins de praças e espaços públicos da cidade. 
No final, cada um levou suas mudas para casa”, explicou Luciana Bárbara Ferreira, da equipe do projeto.  "Este processo visa à educação ambiental continuada, uma vez que as crianças, ao cuidarem de suas mudas, resgatam as atividades vivenciadas na visita e desenvolvem o cuidado com a natureza”, completou Vítor Guniel Cunha, coordenador do Setor de Educação Ambiental. Realizado mensalmente, o Projeto “Vivência de Educação Ambiental” é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, através do setor de Educação Ambiental, em parceira com as secretarias de Serviços Públicos/Divisão de Parques e Jardins, de Cultura e de Educação, e Sesc Teresópolis.

O Horto
Ocupando uma área em torno de 10 mil metros quadrados, o Horto Municipal, no bairro Quarenta Casas, é o espaço onde são cultivadas mudas de plantas de várias espécies para arborização e complementação paisagística de praças e jardins públicos do município. Também conta com um Jardim Sensorial, composto por plantas medicinais, para efeito de estudos e trabalhos escolares.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 11/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Obras da Feirinha do Alto devem ser concluídas em oito meses

Águas da Imperatriz só poderá mexer nas “mangueiras pretas” com autorização da Prefeitura

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

Confira os eventos neste final de semana em Teresópolis

Opções gastronômicas para curtir o friozinho em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE