Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Horto Municipal terá pista para caminhada e outros novos atrativos

Espaço está sendo totalmente reformulado, ampliando área para lazer, turismo e educação ambiental

Luiz Bandeira

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente anunciou para o dia 15 de dezembro a inauguração de uma série de melhorias no Horto Municipal Carlos Guinle, no bairro de mesmo nome. O conjunto de novidades integra o projeto Teresópolis Sustentável, que vem transformando a área, antes degradada, em um espaço de preservação ambiental, educação e lazer.
Para detalhar os avanços, o secretário municipal de Meio Ambiente, Leonardo Maia, conversou com a Diário TV nesta sexta-feira (21). Segundo ele, o trabalho realizado no horto simboliza a atuação integrada que o município espera do setor. “Meio ambiente é multidisciplinar, é inclusão social, é turismo. Esse conjunto de fatores resulta no meio ambiente que a gente acredita, o meio ambiente na prática”, afirmou.

“Aqui era um local abandonado. Estamos devolvendo para a população um espaço de convivência e aprendizado”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente Leonardo Maia. Foto: Juliana Ludwig / O Diário


O secretário destacou que o projeto tem se tornado referência no estado. “O que está sendo feito aqui na nossa cidade é inédito. Pegamos uma área totalmente degradada, abandonada, e estamos recompondo toda a mata ciliar com duas mil mudas de árvores nativas”, explicou.
Entre as principais inaugurações agendadas para o dia 15 está a ampliação do Borboletário Municipal. Após a regularização ambiental e a atuação de profissionais especializados, o espaço passará a funcionar em horário integral — inclusive à tarde — com visitas guiadas e gratuitas. “Começamos lá atrás com a regularização do borboletário. Conseguimos todas as licenças e colocamos profissionais dedicados. Agora ampliamos e vamos oferecer mais acesso à população”, destacou Maia.

O Centro Municipal de Educação Ambiental contará com sala multimídia, equipamentos audiovisuais e área administrativa para atendimento aos visitantes. Foto: Juliana Ludwig / O Diário

Mais educação
Outro destaque é a inauguração do Centro Municipal de Educação Ambiental, que já vinha operando em fase inicial e se tornará oficialmente um polo de visitação. O espaço está preparado para receber escolas, turistas e grupos voltados à educação ambiental. A estrutura contará com sala multimídia, equipamentos audiovisuais e área administrativa para atendimento aos visitantes.

Pista de caminhada
O Horto também ganhará uma pista de caminhada de aproximadamente 2,8 quilômetros (ida e volta), acompanhada de placas de identificação de espécies nativas. “Aqui era um local abandonado. Estamos devolvendo para a população um espaço de convivência e aprendizado”, afirmou o secretário.
A área de piquenique, novos atrativos ao ar livre e melhorias estruturais completam esta fase da revitalização. Parte do piso intertravado utilizado na pista de caminhada foi doado pela Mitra Diocesana, reaproveitando o material que antes compunha o calçamento da Praça de Santa Teresa. “Ia ser descartado, e nós trouxemos para cá, dando um destino sustentável a esse material”, explicou Maia.

“Aqui era um local abandonado. Estamos devolvendo para a população um espaço de convivência e aprendizado”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente Leonardo Maia. Foto: Juliana Ludwig / O Diário

Borboletário em destaque
O secretário também celebrou a projeção nacional alcançada pelo borboletário, que recentemente serviu de cenário para gravações de uma produção do ator e diretor Leandro Hassum. “Nosso borboletário é referência nacional. Isso por si só já mostra a importância que ele está tendo”, disse.
Com as inaugurações, a Secretaria de Meio Ambiente reforça o compromisso de transformar o Horto Municipal Carlos Guinle em um espaço de educação, preservação e lazer para moradores e turistas. “Tudo isso vai estar disponível para o teresopolitano, para o visitante e para todos que quiserem desfrutar desse lugar maravilhoso”, concluiu o secretário.

Leandro Hassum gravou um vídeo sobre o borboletário

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 22/11/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prisão de Bolsonaro é mantida após audiência de custódia

Lula, Rei-Sol

Sublimar é necessário para o mundo corporativo

Férias e Faltas Injustificadas: O Que Você Precisa Saber Sobre o Artigo 130 da CLT

Rota Serra Verde ganha nova sinalização turística

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE