Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Horto Municipal terá pista para caminhada e outros novos atrativos

Espaço está sendo totalmente reformulado, ampliando área para lazer, turismo e educação ambiental

Luiz Bandeira

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente anunciou para o dia 15 de dezembro a inauguração de uma série de melhorias no Horto Municipal Carlos Guinle, no bairro de mesmo nome. O conjunto de novidades integra o projeto Teresópolis Sustentável, que vem transformando a área, antes degradada, em um espaço de preservação ambiental, educação e lazer.

Para detalhar os avanços, o secretário municipal de Meio Ambiente, Leonardo Maia, conversou com a Diário TV nesta sexta-feira (21). Segundo ele, o trabalho realizado no horto simboliza a atuação integrada que o município espera do setor. “Meio ambiente é multidisciplinar, é inclusão social, é turismo. Esse conjunto de fatores resulta no meio ambiente que a gente acredita, o meio ambiente na prática”, afirmou.

“Aqui era um local abandonado. Estamos devolvendo para a população um espaço de convivência e aprendizado”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente Leonardo Maia. Foto: Juliana Ludwig / O Diário


O secretário destacou que o projeto tem se tornado referência no estado. “O que está sendo feito aqui na nossa cidade é inédito. Pegamos uma área totalmente degradada, abandonada, e estamos recompondo toda a mata ciliar com duas mil mudas de árvores nativas”, explicou.

Entre as principais inaugurações agendadas para o dia 15 está a ampliação do Borboletário Municipal. Após a regularização ambiental e a atuação de profissionais especializados, o espaço passará a funcionar em horário integral — inclusive à tarde — com visitas guiadas e gratuitas. “Começamos lá atrás com a regularização do borboletário. Conseguimos todas as licenças e colocamos profissionais dedicados. Agora ampliamos e vamos oferecer mais acesso à população”, destacou Maia.

O Centro Municipal de Educação Ambiental contará com sala multimídia, equipamentos audiovisuais e área administrativa para atendimento aos visitantes. Foto: Juliana Ludwig / O Diário

Mais educação
Outro destaque é a inauguração do Centro Municipal de Educação Ambiental, que já vinha operando em fase inicial e se tornará oficialmente um polo de visitação. O espaço está preparado para receber escolas, turistas e grupos voltados à educação ambiental. A estrutura contará com sala multimídia, equipamentos audiovisuais e área administrativa para atendimento aos visitantes.

Pista de caminhada
O Horto também ganhará uma pista de caminhada de aproximadamente 2,8 quilômetros (ida e volta), acompanhada de placas de identificação de espécies nativas. “Aqui era um local abandonado. Estamos devolvendo para a população um espaço de convivência e aprendizado”, afirmou o secretário.

A área de piquenique, novos atrativos ao ar livre e melhorias estruturais completam esta fase da revitalização. Parte do piso intertravado utilizado na pista de caminhada foi doado pela Mitra Diocesana, reaproveitando o material que antes compunha o calçamento da Praça de Santa Teresa. “Ia ser descartado, e nós trouxemos para cá, dando um destino sustentável a esse material”, explicou Maia.

“Aqui era um local abandonado. Estamos devolvendo para a população um espaço de convivência e aprendizado”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente Leonardo Maia. Foto: Juliana Ludwig / O Diário

Borboletário em destaque
O secretário também celebrou a projeção nacional alcançada pelo borboletário, que recentemente serviu de cenário para gravações de uma produção do ator e diretor Leandro Hassum. “Nosso borboletário é referência nacional. Isso por si só já mostra a importância que ele está tendo”, disse.

Com as inaugurações, a Secretaria de Meio Ambiente reforça o compromisso de transformar o Horto Municipal Carlos Guinle em um espaço de educação, preservação e lazer para moradores e turistas. “Tudo isso vai estar disponível para o teresopolitano, para o visitante e para todos que quiserem desfrutar desse lugar maravilhoso”, concluiu o secretário.

Leandro Hassum gravou um vídeo sobre o borboletário

Teresópolis 10/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Compra antecipada de material escolar pode representar grande economia

INEA abre licitação para construir parque fluvial em Teresópolis

Inscrições abertas para atividades gratuitas da Secretaria de Esportes

Teresópolis será representada no Europeu de Jiu-Jitsu da IBJJF, em Lisboa

IPTU em Teresópolis terá desconto de 15% para pagamento até dia 30 de janeiro

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE