Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Hospital Municipal: Teresópolis confirma parceria internacional para realização da obra

Prefeito Leonardo recebe Delegação da China para assinar início do tratado para execução do grande projeto

Marcello Medeiros

Sonho antigo do teresopolitano, a construção do ‘Hospital Público Municipal de Teresópolis’ ganhou mais um capítulo nesta terça-feira (27). No final da manhã, o Prefeito Leonardo Vasconcellos participou de solenidade de assinatura do ‘Memorando de Entendimento entre a Prefeitura de Teresópolis e a Delegação da República Popular da China’, representada pela China Isotope & Radiation Corporation (CIRC). O ato que marca o início das tratativas de cooperação internacional com vistas à construção da unidade de saúde ocorreu justamente no terreno desapropriado pelo município para tal, na Avenida Alberto Torres, 1148, no Alto. Além de representantes do governo municipal e da comitiva chinesa, diversas autoridades prestigiaram a assinatura simbólica do documento no local onde, segundo a previsão, no máximo em três anos, os teresopolitanos passarão a receber diversos tipos de tratamento médico.

“Nós queremos e vamos fazer o nosso hospital, foi uma promessa de campanha que a população acredito e estamos trabalhando dia e noite para que aconteça. Hoje foi uma parte muito importante, a assinatura desse protocolo com o governo chinês, representado pela CIRC, que trará equipamentos da mais alta grandeza e complexidade para o tratamento de diversas patologias nesse hospital. Nosso trabalho é conseguir o terreno, buscar recursos, ter equipamentos de ponta… E Queremos entregar dentro do governo, por isso hoje demos um grande salto para que isso aconteça”, relatou ao Diário o prefeito Leonardo. “Queremos ainda esse ano concluir toda a burocracia para que já no ano que vem se comece a obra”, completou.

Acompanhada do esposo, o também médico Luiz Ribeiro, a Vice-Prefeita Afaf Francis falou sobre a expectativa para a realização dessa obra. “Isso que estamos vivendo é histórico para Teresópolis, vamos conseguir realizar esse velho sonho. Da maneira que está sendo feito, vai ser muito bom para a população, pontuou. “Outra coisa muito interessante é que essa empresa chinesa que vai nos ajudar também é produtora de fármacos específicos para tratamento do câncer, então os convidamos para trazer a empresa para Teresópolis. Só o hospital, logicamente, já é espetacular, mas se conseguirmos isso também seria muito bom para Teresópolis. Eu como médico formado há 50 anos, fico muito feliz em participar disso tudo”, destacou Luiz Ribeiro.

Parceria vem sendo consolidada
Após reunião realizada em janeiro, de forma remota, onde o governo municipal apresentou o projeto de construção do hospital para a empresa, administrada pelo governo chinês, representantes da CIRC apresentaram grande interesse no projeto e decidiram vir pessoalmente a Teresópolis para conhecer a estrutura do município, o impacto social da implementação do hospital municipal para os habitantes da cidade e o local em que o prédio será construído. Nos últimos anos, a empresa exportou sete categorias de produtos para mais de 50 países, e seu portfólio inclui produtos e serviços para medicina nuclear, equipamentos hospitalares, dispositivos de radiação, além de diagnósticos e terapias com radioisótopos, amplamente empregados no tratamento de diversos tipos de câncer. O projeto do hospital municipal de Teresópolis contempla, inicialmente, um prédio de até oito andares com 120 leitos, CTI, CTI pediátrico, setor de pediatria, emergência, centro cirúrgico de alta complexidade e setor oncológico.

Após reunião realizada em janeiro, de forma remota, onde o governo municipal apresentou o projeto de construção do hospital para a empresa, administrada pelo governo chinês, representantes da CIRC apresentaram grande interesse no projeto e decidiram vir pessoalmente a Teresópolis. Foto: Juliana Ludwig / O Diário
O ato que marca o início das tratativas de cooperação internacional com vistas à construção da unidade de saúde ocorreu justamente no terreno desapropriado pelo município para tal, na Avenida Alberto Torres, 1148, no Alto. Foto: Juliana Ludwig / O Diário

Edição 28/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Carlo Ancelotti conhece a “Casa da Seleção” em Teresópolis

Feirinha: Expositor que não fizer recadastramento será suspenso

Polícia Civil prende quatro criminosos em operação contra facção em Nova Friburgo e Teresópolis

INMET emite alerta de tempo severo para Teresópolis e Região Serrana

Evento celebra os 37 anos da Casa de Cultura de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE