Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Hospital São José promove doação de cabelos para mulheres com câncer

Projeto “Seu Cabelo por um Sorriso” empodera pacientes da unidade hospitalar desde 2016

Neste dia 8 de março se celebra o Dia Internacional das Mulheres, data que busca não só celebrar e reconhecer conquistas sociais, mas também protestar e lutar pelos direitos delas. Para muito além do mês de março, o Hospital São José procura participar dessa luta com um tratamento humanizado e digno para todas as mulheres. Exemplo disso é o projeto “Seu Cabelo por um Sorriso”, que estimula a doação de cabelos para pacientes com câncer. O projeto, criado em 2016, busca empoderar e recuperar a autoestima das pacientes que podem sofrer com a alopecia (queda de cabelos) durante o tratamento. “Um dia uma paciente que amava o cabelo dela me pediu uma peruca e, quando fomos verificar, não tínhamos nenhuma que atendesse a necessidade dela. O nosso objetivo foi construir um caminho de amor e trazer o sorriso para elas”, revela Alexandra Gallindo, supervisora de Oncologia do Hospital São José.

Qualquer pessoa com um cabelo um pouco mais longo pode contribuir com as doações: basta amarrar um rabo de cabelo a partir de 15 cm, cortar acima do elástico e depois entregá-lo na recepção do ambulatório de oncologia. As entregas podem ser feitas a partir das 13h, de segunda à sexta-feira. As perucas são todas doadas para pacientes que fazem tratamento quimioterápico no Hospital São José. São aceitos todos os tipos de cabelo, inclusive os que foram submetidos a algum tratamento químico. “No momento da entrega, tiramos uma foto e criamos um certificado para estimular as pessoas a doarem. Recebemos muita entrega de cabelo de criança, elas têm satisfação em doar”, completa Alexandra.
“O cabelo para a mulher é o nosso cartão de visita e perdê-lo é como perder a nossa identidade. Levar a autoestima e esperança para as nossas pacientes faz toda a diferença, deixá-las com um sorriso no rosto mostrando para elas que com cabelo ou sem cabelo elas continuam sendo mulheres bonitas. Essa atitude fortalece a nossa missão e o nosso compromisso com o tratamento humanizado”, conclui a Supervisora de Oncologia do Hospital São José. O projeto já contou com algumas parcerias, mas hoje quem confecciona as perucas é José Paulo, morador de Petrópolis que após uma perda familiar decidiu se voluntariar e ajudar essas mulheres. Você também pode ajudar, doe!

Compartilhe:

Edição 02/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura de Teresópolis tem a luz religada por força de liminar

Idoso tem o fêmur fraturado após discussão por causa de jogo on-line

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

60 motores de procedência suspeita encontrados em ferro-velho

Veículo de transporte de pacientes pega fogo na Serra

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE