Wanderley Peres
Vinte transmissores portáteis, cinco aparelhos móveis de transmissão, quatro veículos Renault Logan e ainda uma van, todos zero km. E, agora, mais três motocicletas, que chegaram à Prefeitura de Teresópolis essa semana para o aparelhamento da Guarda Civil Municipal de Teresópolis. Comprados pela Prefeitura, em licitação, a nova frota da Guarda Municipal é fruto de um convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, intermediados pelo deputado federal Hugo Leal. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar de R$ 1 milhão, e por doação do Ministério da Justiça, destinada a Teresópolis para reforçar o trabalho da Guarda Civil Municipal.
Por conta das dificuldades do setor de licitação, os veículos tem chegado a Teresópolis em contagotas, desde março de 2021, quando chegou a van, e depois os quatro Renault, em duas etapas, e já a serviço da ronda e fiscalização da Guarda Municipal. O veículo, do tipo minibus com 16 lugares, foi a primeira aquisição realizada com recursos do Convênio 895110/2019, resultado de emenda parlamentar de autoria do Deputado Federal Hugo Leal no valor total de R$ 1 milhão para a Secretaria Municipal de Segurança Pública. “Agradecemos ao deputado Hugo Leal pela emenda que destinou a verba para Teresópolis, o que possibilitou à nossa Secretaria de Segurança em parceria com a subsecretaria de Projetos Especiais elaborar um projeto para a modernização e estruturação da nossa Guarda Civil Municipal. Além dessa van, que será muito importante para transporte dos nossos agentes e já está a serviço do time de fiscalização Covid-19, está prevista uma série de equipamentos e veículos que vão permitir à Guardar aprimorar a prestação de serviços à população”, disse o Prefeito Vinicius Claussen quase três anos atrás, quando os recursos foram disponibilizados pelo deputado Hugo Leal ao município. “Os demais itens que fazem parte do Convênio e que serão também adquiridos via pregão eletrônico são: Quatro carros para patrulha; três motocicletas para patrulha; seis baterias para rádio portátil; console de monitoramento para sistema digital de comunicação; site de repetição trunking completo; transceptores fixos, móveis e portáteis digitais (popularmente conhecidos como ‘rádios’); computadores e impressoras”, informou o governo municipal à época.
Além dos veículos comprados através da emenda do deputado Hugo Leal, ja foram incorporados à frota da Guarda Civil Municipal e estão em utilização em diferentes funções da corporação, os quatro Toyota modelo Yaris encaminhados à secretaria municipal de Segurança Pública pelo Governo Federal recentemente. A doação faz parte de uma ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública que visa destinação de 500 veículos para 15 estados e mais 200 para municípios que se inscreveram no programa, como Teresópolis. Tal programa foi iniciado em dezembro do ano passado, quando Flávio Dino ainda era ministro da pasta. “Nada seria possível sem a integração com os estados e municípios. O maior legado institucional é concretizar a Lei 13.675, a lei do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). É um ato de grandeza do Governo Federal reconhecer que só com integração é possível avançar”, destacou à época Flávio Dino, hoje no Supremo Tribunal Federal.