Responsável pela administração do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, publicou edital para credenciamento de pessoas jurídicas e físicas interessadas em realizar a prestação de serviços de comercialização de alimentos nas três sedes da unidade de conservação ambiental. Serão oportunidades para comércio em diferentes modalidades em Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim. “Os interessados em participar do processo de habilitação e credenciamento deverão atender às especificações constantes deste Edital, publicado no site oficial do ICMBio”, informa a direção do PARNASO.
Serão disponibilizadas para a concorrência as seguintes categorias de equipamentos: I – Categoria A: alimentos comercializados em veículo automotor ou rebocável adaptado, com o comprimento máximo de 6,30 m (seis metros e trinta centímetros) considerada a soma do comprimento do veículo e do reboque, e com a largura máxima de 2,20m (dois metros e vinte centímetros), com instalações que propiciem o desenvolvimento de operações mínimas de manipulação e armazenamento de alimentos, com sistema autônomo de água e
depósito dos respectivos resíduos líquidos gerados; II – Categoria B: alimentos comercializados em veículo de propulsão humana, dotado de duas rodas, correspondente a uma bicicleta adaptada com o comprimento máximo de 3,3 m (três metros e trinta centímetros) considerada a soma do comprimento da bicicleta e do reboque, e com a largura máxima de 1,20m (um metros e vinte centímetros), para o desenvolvimento de operações mínimas de manipulação e armazenamento de alimentos; III – Categoria C: alimentos comercializados em barracas desmontáveis, com área máxima de 9m² (nove metros quadrados) ou espaços físicos da unidade, adaptados para o desenvolvimento de operações mínimas de manipulação e armazenamento de alimentos; IV – Categoria D: alimentos comercializados em carrinhos ou tabuleiros, assim considerados os equipamentos tracionados, impulsionados ou carregados pela força humana, com área máxima de 1m² (um metro quadrado), não incluindo manipulação de alimentos.
Os locais onde serão liberados os pontos para comercialização são os seguintes. Sede Teresópolis: 1. Lanchonete – Categoria C; Grupo 1; 2. Centro de Visitante/ Piscina – Categoria A, Grupo 1. 3. Centro de Visitante – Categoria D; grupo 4. 4. Barragem – Categoria A; Grupo 1. Sede Guapimirim: 1. Área do Estacionamento – Categoria A ou Categoria C; Grupo 1. Sede Petrópolis: 1. Atrás guarita – Categoria B ou D; Grupos 1 e 4. No site icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/ pode ser encontrado o edital com mais informações sobre o processo.
Movimento
Terceira mais antiga e uma das mais importantes unidades de conservação ambiental do país, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos recebe anualmente um grande volume de visitantes. De acordo com o último levantamento divulgado, referente a 2022, no período de um ano as partes “baixas”, abertas ao visitante comum, receberam 110.750 pessoas. Já as trilhas, consideradas “parte alta”, receberam 8.498 visitantes naquele ano. A sede Teresópolis, por exemplo, tem grande estrutura para quem não é adepto ao montanhismo, com piscina natural, pontos para banho de rio e piquenique, entre outros.