O IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), campus Teresópolis, está com inscrições abertas para os cursos profissionalizantes gratuitos de mediadora escolar e marketing digital, com 20 vagas para qualificação. Iniciativa do Governo Federal, o Programa Nacional ‘Mulheres Mil’, que terá bolsa-formação, no valor de R$ 900, para quem se enquadrar no perfil do programa, é voltado principalmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social, e que tenham idade mínima de 16 anos. As inscrições devem ser feitas, até o próximo dia 20, na sede provisória do IFRJ, na Escola M. Lino Oroña Lema (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 220 – Várzea), de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 21h.
O resultado final da seleção será divulgado no dia 28 de agosto, na página do IFRJ: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-bolsa-formacao/mulheres-mil. A matrícula presencial deverá ser feita no IFRJ Teresópolis, no período de 28 de agosto a 1º de setembro. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30. Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser encaminhadas para o e-mail: mulheresmil@ifrj.edu.br.
Documentos para inscrição:
a) Documento de identificação com foto.
b) CPF
c) Comprovante de residência atualizado, com CEP ou Autodeclaração de residência (Anexo III do edital).
d) Comprovante de CAD único (cartão do Bolsa-Família ou documento com o número do NIS).
e) Autodeclaração de cor/etnia (Anexo IV do edital) para candidatas negras – pretas ou pardas – e indígenas.
f) Laudo médico, exames ou documentação que comprove a deficiência declarada para candidatas com deficiência.
g) Perfil Situacional (a ser preenchido no ato da inscrição).
O edital pode ser conferido no link https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-bolsa-formacao/mulheres-mil
Programa Mulheres Mil
O Programa Mulheres Mil é uma iniciativa do governo federal brasileiro que visa oferecer educação profissional e tecnológica para mulheres em situação de vulnerabilidade social, com foco na promoção da igualdade de gênero e no combate à violência contra a mulher.
O programa busca promover a inclusão educacional, social e produtiva dessas mulheres, oferecendo cursos gratuitos e outras ações que visam a superação de desigualdades e a transformação de suas realidades. O Programa é executado, prioritariamente, pelas instituições públicas dos sistemas de ensino federais, estaduais e municipais, como o IFRJ.