Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Inea apreende balões dentro do Parque Estadual dos Três Picos

Equipe encontrou dois artefatos criminosos de sete metros cada um e uma bandeira gigante

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou, em conjunto com a 5ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAm), uma operação de monitoramento no Parque Estadual dos Três Picos, durante o último fim de semana. Durante a ação, foram apreendidos dois balões, com cerca de sete metros de altura e uma bandeira de vinte metros, que haviam caído dentro dos limites da unidade, no bairro Tuim, em Cachoeiras de Macacu. As equipes da APA Macacu e da UPAm auxiliaram na captura dos materiais e no encaminhamento à delegacia local para os procedimentos legais.

“A prática de soltar balões constitui uma infração grave à legislação ambiental e representa um risco para a ocorrência de incêndios florestais. De acordo com a diretriz determinada pelo governador Claudio Castro, as ações de fiscalização e de educação ambiental serão cada vez mais frequentes para coibir essa atividade ilegal. É imprescindível reforçar: soltar balões é crime ambiental, com sanções previstas em lei”, afirmou o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Com o tempo seco e o aumento do risco de incêndios florestais, a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, o Inea e a Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais têm intensificado as ações preventivas nas unidades de conservação de todo o estado. A prática de soltar balões é tipificada como crime ambiental, com pena prevista de um a três anos de reclusão, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). Além disso, o infrator pode ser multado em R$500,00 por unidade de balão apreendido, conforme a Lei Estadual nº 3.467/2000.

Faça sua parte, denuncie
Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde, por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.

Tags

Compartilhe:

Edição 15/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis marca presença no 7º Congresso Estadual de Turismo

Sine Teresópolis divulga 227 vagas de emprego

Balão foi causador de incêndio em área vizinha ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Teresópolis: Exames laboratoriais serão realizados em postos de saúde

16º GBM: Subtenente do quartel de Teresópolis brilha nos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE