Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Inea forma 122 novos guarda-parques na Região Serrana

Profissionais concluíram o treinamento no Parque Estadual dos Três Picos

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) concluiu, na última sexta-feira (14), a formação de 122 novos guarda-parques, que atuarão na proteção de 42 postos entre as 39 unidades de conservação do estado. O curso foi realizado no Parque Estadual dos Três Picos – Núcleo Paraíso (PETP), em Guapimirim, e contou com uma fase teórica na modalidade EAD, na primeira semana de janeiro, e uma etapa prática presencial. O curso tem como objetivo garantir a segurança e a eficiência dos profissionais que atuam na proteção dos patrimônios ambientais.

No treinamento presencial, foram elaboradas algumas atividades para capacitar os guarda-parques para lidar com os desafios diários das unidades de conservação. Nas sextas-feiras, por exemplo, eles participavam de oficinas de combate a incêndio florestal durante o dia e, pela noite, eram submetidos a realizar estratégias de sobrevivência na floresta. ”Com esta formação eles vão estar aptos a todas as atividades que os guarda-parques precisam realizar, inclusive o combate a incêndios. É um preparo importante para a proteção das nossas Unidades de Conservação e também para a segurança deles durante as ações – assinala o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Os participantes passaram por um processo de seleção, que exigia o ensino médio completo, a aprovação em uma prova teórica com um mínimo de 50% de acertos de cada disciplina, distribuídos entre 16 matérias, e a aprovação em um teste de aptidão física. Durante a etapa prática, os guarda-parques em formação foram divididos em três turmas. Cada turma passou cinco dias em regime de internato. Recentemente, o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, anunciou um investimento de R$1,4 milhão para a aquisição de equipamentos de combate a incêndio, incluindo coturnos, capacetes, macacões, blusas e uniformes novos com camisas de proteção.

A atuação oficial como guarda-parque só é permitida após a conclusão do curso de formação. Além disso, a profissão exige uma atualização periódica: a cada dois anos, os profissionais precisam passar por um curso de atualização. A próxima edição do treinamento acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro e contará com a participação de 51 guarda-parques.

Compartilhe:

Edição 05/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis ganha centros de referência para crianças neuroatípicas no aniversário de 134 anos

Nova avenida entra na fase final de construção em Teresópolis

Domingo com eventos comemorativos pelos 134 anos de Teresópolis

134 anos: “Teresópolis será a capital da qualidade de vida”, destaca Leonardo Vasconcellos

Prefeitura divulga pontos de ônibus temporários durante o desfile de aniversário de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE