O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu o resgate de uma capivara ferida na manhã desta terça-feira (8/7) no Rio Bengalas, em Nova Friburgo. Desde ontem (7/7), os agentes ambientais vinham monitorando o animal, que teve a captura dificultada por seus hábitos aquáticos. A capivara, uma fêmea possivelmente grávida, ficou presa em uma armadilha de ferro, que provocou cortes superficiais. A estrutura foi cuidadosamente removida pelos técnicos, que conseguiram realizar o resgate com sucesso.
Como o animal tem filhotes na área, a decisão foi mantê-lo no local, com acompanhamento contínuo. Nos próximos dias, guarda-parques do Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação administrada pelo Inea, irão monitorar a capivara e seus filhotes para garantir a segurança e bem-estar das espécies.
– O trabalho rápido e cuidadoso da nossa equipe foi essencial para preservar a vida da capivara e garantir que ela permaneça próxima aos seus filhotes com segurança – afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
A capivara é o maior roedor do mundo, pesando até 91 kg e medindo até 1,3 metros de comprimento. Extremamente adaptável, ocorre por toda a América do Sul ao leste dos Andes em habitats associados a rios, lagos e pântanos, do nível do mar até 1.300 m de altitude.