Uma jiboia de quase dois metros de comprimento foi resgatada pelo Instituto Estadual do Rio de Janeiro (Inea) próximo ao Parque Estadual do Mendanha, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O animal estava saudável e aparentava estar esperando filhotes. Durante uma rotina de monitoramento, feita por uma rede de comunicação comunitária estabelecida entre a equipe do parque e as comunidades do entorno, moradores solicitaram o apoio dos guarda-parques da unidade de conservação e, com segurança, o resgate foi efetuado e a cobra foi solta em área adequada.

“Resgates como esse são importantes para firmar o papel que desempenhamos no entorno das comunidades e Unidades de Conservação. Aproveito para dizer a população sobre os cuidados ao encontrar um animal silvestre: sempre acione um órgão responsável (Inea, Defesa Civil ou Corpo dos Bombeiros), em hipótese alguma capture os animais, mantenha distância e evite estresse para os bichos”, alerta o secretário Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
As equipes do Inea seguem trabalhando para preservar a fauna silvestre, garantindo que espécies fundamentais para o equilíbrio do ecossistema permaneçam seguras em seu habitat natural.

Sobre o parque
O Parque Estadual do Mendanha está localizado nos municípios de Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Mesquita, no estado do Rio de Janeiro. O Parque inserido na Mata Atlântica, um bioma de grande valor ambiental, econômico e social, por oferecer inúmeros serviços ambientais, dentre os quais a manutenção da diversidade biológica, das paisagens de grande beleza cênica e dos sistemas geo-hidrológicos da região. A existência deste parque propicia que o terceiro maciço rochoso da região metropolitana esteja sob regime de proteção integral, formando, junto ao Parque Estadual da Pedra Branca.