Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

INFESTAÇÃO DE RATOS: Conselho Municipal de Educação acompanha situação de creche

CME reforça importância de localizar o foco do problema e destaca o prejuízo para a comunidade escolar

Marcello Medeiros

Há dez dias os pequenos teresopolitanos matriculados na Creche Municipal São Pedro, localizada na Rua Luiz Nogue Júnior, não estão podendo frequentar o importante espaço administrado pela prefeitura. O motivo é uma infestação de ratos, encontrados inclusive na caixa d´água do estabelecimento. Na terça-feira (29), foi realizada uma reunião para debater o problema. Nesta quarta (30), conversamos com a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Amanda Albuquerque, uma das pessoas que participou do encontro envolvendo as secretarias de Educação e Saúde, pais e responsáveis. O CME apura as denúncias sobre a grave situação.
“Recebemos informações que ocorreria a reabertura e estivemos na creche para saber como seria o funcionamento, aí fomos surpreendidos com essa reunião com a Saúde, Educação e os pais, pois não fomos chamados. Mas acompanhamos, ouvimos as explicações que a equipe diretiva apresentou, o que a Saúde falou, então vamos continuar levantando informações para entender se houve algum tipo de negligência e, se tiver ocorrido, encaminhar para os órgãos de competência para que se tomem as devidas medidas para que isso não se repita mais. Entendemos que na localidade onde a creche está inserida, no entorno, há questões propícias à proliferação de roedores, mas não podemos afirmar que eles vieram de determinados lugares, mas se há comida no entorno pode ser um chamariz para os roedores. Então é preciso continuar essa ação conjunta, a Saúde, a Vigilância Sanitária precisam continuar presentes, fazer o monitoramento. E outros órgãos também, principalmente quando há autorização para funcionamento de determinados locais, é preciso analisar o entorno e ver o que se está permitindo funcionar para evitar essa questão, principalmente onde há escolas e creches municipais”, relata Amanda Albuquerque.
Também segundo a Presidente do CME, não há informações sobre outros casos do tipo no município. Sobre o longo período de fechamento da Creche São Pedro, ela reforçou o prejuízo para a comunidade escolar: “As creches têm um cunho pedagógico, são responsáveis pelo desenvolvimento dos alunos, mas também ajudam as famílias a se organizarem, a manterem seus trabalhos. Por isso todas as creches do município têm carga horária integralizada, para atender às famílias. Então essas, dessa unidade, estão desassistidas nesse momento em que se tomam as medidas necessárias para extinguir o fato”.

Posicionamento da PMT
Em nota encaminhada à imprensa, a Prefeitura de Teresópolis informa que criou uma comissão formada por servidores das secretarias municipais de Educação e de Saúde, sob a coordenação das secretárias Satiele Santos (Educação) e Clarissa Rippel (Saúde), para dar continuidade ao diálogo e ao atendimento das demandas da comunidade escolar da creche. A reunião da última terça-feira (29) contou com a presença da secretária de Educação, Satiele Santos, do subsecretário de Vigilância em Saúde, Alechandre Miranda, e da médica sanitarista/infectologista Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, da Vigilância Epidemiológica, setores vinculados à Secretaria Municipal de Saúde. Os pais puderam tirar dúvidas sobre vários assuntos e fazer seus pedidos com relação à unidade.
“A Secretaria M. de Saúde estipulou um protocolo de atendimento para todas as crianças da creche nas unidades de saúde do bairro e arredores. O atendimento também será estendido aos funcionários da unidade de ensino para qualquer tipo de intercorrência de saúde. Ficou agendada nova reunião entre a Comissão da Prefeitura e os pais para a próxima sexta-feira, dia 1º/11”, informa a Assessoria de Comunicação da Prefeitura.
Ainda de acordo com o posicionamento oficial da gestão, todas as medidas sanitárias necessárias estão sendo tomadas para que a creche esteja em condições salubres para receber os alunos e equipe escolar. “Seguindo orientação das equipes técnicas da Secretaria M. de Saúde, para segurança de todos que frequentam a unidade, a previsão é de que as aulas na unidade de ensino sejam retomadas na próxima segunda-feira, 4 de novembro”, indica a PMT.

Também segundo a Presidente do Conselho Municipal de Educação, não há informações sobre outros casos do tipo no município. Foto: Juliana Ludwig / O Diário

Medidas sanitárias
Também foi reforçado que, seguindo o protocolo de medidas sanitárias, ao constatar a presença de fezes de roedores na unidade, na última segunda-feira, 21, a Secretaria de Educação liberou os alunos, fechou a escola para atendimento ao público e acionou a empresa especializada que já realiza regularmente os serviços de desinsetização, desratização e descupinização nas unidades da Rede Municipal de Ensino de Teresópolis para que fosse feito reforço no serviço na referida creche.
“A SME frisa que a aplicação dos devidos produtos é feita regularmente tanto na Creche São Pedro quanto nas demais unidades de ensino do município. Na Creche São Pedro, as últimas aplicações foram feitas nos meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro e reforço no último dia 23/10. Outra medida tomada foi o acionamento de empresa especializada para higienização do reservatório de água (caixa d´água), trabalho executado na terça-feira, 22/10. A escola também realizou uma reunião com os pais e responsáveis para comunicar sobre a situação”, informa a nota da PMT.

Mais sobre as ações
Uma equipe do setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde compareceu à unidade e realizou no entorno da creche a aplicação de produtos para desratização e deu orientações aos funcionários sobre os procedimentos a serem seguidos. Também foi iniciada a instalação telas de proteção nas caixas d´água. Nesta quarta e quinta, esse trabalho será finalizado. Além disso, será feita desratização no entorno de todas as unidades de ensino do bairro.

Edição 21/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Resgatada de maus tratos, cadela Jade ainda não encontrou um novo lar

Teresópolis: Curso de Balística Forense, uma imersão na visão do perito criminal

Diplomação dos eleitos em Teresópolis será no dia 19

Operação Foco e Sefaz apreendem meia tonelada de cobre em Teresópolis

Programa “Limpa Rio” não resolve situação do Paquequer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE