O INMET publicou aviso, iniciando nesta sexta-feira (13), de tempo severo, com baixa umidade de ar em Teresópolis. A Umidade relativa do ar está variando entre 20% e 12%, o que causa risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Para minimizar os efeitos, a Defesa Civil divulgou alguns cuidados que podem ser tomados nesses dias, ações que ajudam a minimizar os desconfortos e preservar a saúde durante períodos de baixa umidade. São elas:
- Hidratação: Beber bastante água é essencial para manter o corpo hidratado e combater os efeitos da baixa umidade, como a secura da garganta e do nariz.
- Uso de umidificadores: Utilizar umidificadores de ar em ambientes fechados ajuda a aumentar a umidade, tornando o ar menos seco. Alternativamente, baldes com água ou toalhas molhadas também podem auxiliar.
- Hidratação da pele: Aplicar cremes hidratantes ajuda a prevenir o ressecamento e a descamação da pele, comuns em ambientes com ar seco.
- Soro fisiológico: Usar soro fisiológico nas narinas e nos olhos pode aliviar a secura e evitar irritações.
- Evitar exercícios intensos: Durante períodos de baixa umidade, atividades físicas intensas ao ar livre podem aumentar a desidratação e sobrecarregar o sistema respiratório.
- Manter ambientes arejados: Abrir as janelas para permitir a circulação do ar pode evitar que o ambiente fique abafado e seco demais.
- Cuidado com alergias e doenças respiratórias: O ar seco pode agravar condições como asma, bronquite e rinite. Manter medicamentos e inalação por perto pode ser útil para quem tem essas condições.
- Evitar o uso excessivo de ventiladores: O uso contínuo de ventiladores pode agravar a sensação de ressecamento no ar.
Defesa Civil
Em caso de emergência ligue 0800 202 1066 ou 2742-8264 TIA. Defesa Civil de Teresópolis.