Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Inscrições para cursos da Faetec até esta sexta-feira

Unidade Teresópolis tem vagas para cinco cursos e turmas em três horários

Marcello Medeiros

Terminam nesta sexta-feira, dia 16, as inscrições para os cursos profissionalizantes da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social. Em Teresópolis, as aulas acontecem no CIEP Professor José Olympio, na Barra do Imbuí, e atualmente só estão sendo oferecidas vagas para cinco cursos, em três áreas: Inglês, Espanhol, Cabeleireiro, Manicure e Informática, sendo o último dividido em sete especialidades. As vagas em aberto são as remanescentes das inscrições realizadas no mês passado e a disponibilidade varia de acordo com o horário desejado.  Para realizar a matrícula, é necessário comparecer à escola com os documentos originais de RG, CPF e comprovante de residência. O atendimento acontece das 8h às 16h.
Não há taxa de matrícula, assim como mensalidade, e as oportunidades são ofertadas por ordem de chegada. A previsão é que as aulas comecem na próxima segunda-feira, 19 de março. O número reduzido de cursos abertos em Teresópolis é reflexo da falta de investimento do governo estadual no setor. Assim como nas escolas estaduais, a Faetec sofre também com a diminuição do número de funcionários, de professores ao essencial pessoal de apoio.
O CIEP da Barra tem hoje muitas salas e outros espaços que poderiam ser melhor aproveitados para a realização dos importantes cursos profissionalizantes, essenciais para auxiliar na busca por colocação ou recolocação no cada vez mais disputado mercado de trabalho. Com as aulas gratuitas, o aluno pode aprender uma nova profissão ou acrescentar no seu currículo o inglês e espanhol, por exemplos. Os cursos de línguas, aliás, geralmente são os mais procurados no município.

Importância da Faetec
Responsável pela implementação da política de Educação Profissional e Tecnológica pública e gratuita no Estado do Rio de Janeiro, a Fundação de Apoio à Escola Técnica deu seus primeiros passos em 10 de junho de 1997. Atualmente, a rede atende cerca de 300 mil alunos por ano em mais de 130 unidades de ensino no estado, que somam a oferta no Ensino Técnico de Nível Médio, na Formação Inicial e Continuada / Qualificação Profissional e na Educação Superior. Criada pela Lei nº 2.735/97 e alterada pela Lei nº 3.808/02, é uma entidade sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de Direito Público, de duração indeterminada. Sua sede administrativa, situada em um imenso complexo de mais de 1.900.000 m², está localizada na capital do Rio de Janeiro, no bairro de Quintino Bocaiúva, Zona Norte da cidade.
As inovações tecnológicas em consonância com a realidade dos setores produtivos são as marcas da formação oferecida pela Faetec, dando a ela status de uma das mais importantes redes de Educação Pública e Profissionalizante do Brasil. Reafirmando o compromisso do Governo do Estado em ampliar as oportunidades de qualificação à população bem como elevar os índices de empregabilidade, a Fundação contribui para o desenvolvimento econômico e social dos municípios fluminenses.

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 30/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Votação do projeto que recria Dpvat fica para 7 de maio

Feriado do Dia do Trabalho: veja o que funciona em Teresópolis

Eleições 2024: TRE esclarece dúvidas sobre prazos e regularização do título

Secretaria de Segurança reforça patrulhamento no terminal rodoviário

Febre Oropouche tem dez casos confirmados no Rio

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE