Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

INSS: Atendimento continua suspenso em Teresópolis

Informação era que o serviço presencial seria retomado nesta segunda-feira

A previsão era que as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomassem as atividades presenciais a partir desta segunda-feira, 14, em todo o país, mas não foi isso que aconteceu na grande maioria das cidades. “Nesta primeira fase de reabertura, somente os atendimentos agendados previamente serão realizados nas agências, incluindo, em alguns casos, a retomada da perícia médica previdenciária, que ocorrerá apenas em unidades específicas”, informou o Instituto, que previa que cerca de 600 agências fossem reabertas. Os peritos não retomaram o atendimento. Os médicos que fazem as perícias entregaram à direção da autarquia, na sexta-feira, uma série de exigências para retornar, como adaptações nos consultórios, mas não houve tempo hábil para as mudanças. Em outros estados, como São Paulo, uma decisão judicial atendeu a ação movida pelo Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social fazendo cobranças semelhantes e impediu a reabertura. Em toda a Região Serrana não há agências abertas e, segundo apurado pelo Diário, sequer previsão para retomada. Quem mora em Teresópolis tem como opção mais próxima somente a unidade de Guapimirim. Mesmo assim, é preciso tentar agendamento via 135 ou pelo aplicativo Meu INSS, situação que tende a ser complicada devido a grande demanda de toda a região.
“Além do número limitado de atendimentos, as pessoas que forem às agências devem usar máscaras e ter a temperatura corporal aferida por meio de termômetro infravermelho. Se for constatada temperatura acima de 37,5 graus, o segurado não poderá nem sequer entrar na agência e ainda será orientado a procurar um serviço médico”, divulgou o INSS. “As orientações incluem chegar pouco antes do horário marcado, para evitar a formação de filas, e manter o distanciamento mínimo de um metro das outras pessoas. Servidores do INSS estão usando equipamentos de proteção individual durante os atendimentos. No caso das agências que contam com o serviço de perícia médica previdenciária, houve um reforço ainda maior nos protocolos de higiene”, pontua a ainda nota divulgada no fim de semana.

Antecipação de benefícios
Desde março, quando o atendimento presencial foi suspenso, o INSS informou que foram concedidas antecipações de 186 mil benefícios de Prestação Continuada (BPCs), pago a pessoas com deficiência, e 876 mil antecipações de auxílios-doença. Ainda segundo a autarquia, o governo reduziu a quantidade de requerimentos que estavam sob análise do INSS desde o início da pandemia. Em junho do ano passado, quando a fila de requerimentos que dependiam de um parecer da autarquia chegou ao ápice, havia um total de 2,32 milhões de pedidos em análise. Em janeiro desse ano, a fila tinha caído para 1,635 milhão. No início da pandemia, em março, quando o INSS fechou o atendimento ao público, houve uma nova redução, para 1,30 milhão. Hoje, essa fila está em 758 mil. Apesar da redução do número de requerimentos sob análise do INSS, aumentou a quantidade de requerimentos em exigência, que são aqueles que dependem de uma informação complementar ou documento por parte do segurado. Atualmente, esses requerimentos somam 906 mil na fila.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 27/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Operação Lei Seca começa a utilizar drones para monitorar infratores

Agetransp terá concurso público com 25 vagas

Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies

Casal denunciado por furto em mercadinho na Beira-Linha

Caravana da Coca-Cola nesta sexta-feira em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE