Luiz Bandeira
A academia ao ar livre da Praça Nilo Peçanha, no Alto, foi a primeira a ganhar um equipamento de musculação em inox para complementar o espaço público destinado à prática de exercícios físicos. A entrega aconteceu na última semana com a presença do Prefeito Vinicius Claussen, vereadores e demais autoridades. O prefeito inclusive experimentou os equipamentos recém instalados. Outras sete praças públicas estão recebendo os equipamentos, são elas a Senta a Púa, no Soberbo; Governador Francisco Portela, na Várzea; São Sebastião, em Pimenteiras; José Augusto Vieira, na Ermitage; Rua Eduardo Nascimento (ponto final do ônibus), no Morro do Tiro; Nossa Senhora Aparecia, em Três Córregos, no Segundo Distrito; e Samuel de Paula Macário, em Bonsucesso, no Terceiro Distrito. A percepção da nossa equipe foi a de que parte dos equipamentos inaugurados foi reformada e reinstalada e somente os equipamentos de inox são novos.
Essas academias são compostas por aparelhos tubulares em aço em que as pessoas podem realizar atividades aeróbicas, exercícios resistidos, de alongamento e de mobilidade articular, porém sem a orientação e acompanhamento de um profissional de Educação Física. Alguns aparelhos nas “AAL” dispõem de placas informativas sobre o uso dos equipamentos disponíveis, mas apenas a disponibilidade destas indicações, poderiam ser insuficientes para atenuar a exposição ao risco de lesões.
Luiz Henrique, jovem morador do bairro do Alto, diz que está frequentando o espaço desde a inauguração. “Eu gostei, foi bom terem colocado um equipamento desse novo, para quem não tem condições de fazer academia vale à pena. Faz três dias que eu venho aqui”. Sem dúvida uma oportunidade para a população manter a boa forma, sair do sedentarismo e de graça, porém, é importante atentar para o fato dessas academias públicas não terem profissionais de educação física, em alguns equipamentos não há placas com ilustrações para orientar a prática correta dos movimentos aos quais os aparelhos se destinam, com risco de severas lesões, causadas por movimentos incorretos.
Atenção na utilização
Logo depois da inauguração dos equipamentos da Praça Nilo Peçanha, no Alto, nossa equipe flagrou uma frequentadora utilizando um desses aparelhos de forma incorreta, fazendo movimentos que poderiam lhe causar uma lesão articular grave. Nas academias ao ar Livre é permitido o acesso e a forma de utilizar os aparelhos fica à critério dos frequentadores, já que, mesmo com a indicação do movimento, não há ninguém para instruir o praticante.
Um estudo realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, pelo Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida (GPAQ/PUCPR), investigou fatores associados à ocorrência de lesões durante a prática de atividade física em academias ao ar livre. A ocorrência de lesões durante a prática de atividade física nas AAL é baixa, por tanto, a utilização desses equipamentos aparenta ser segura para a integridade física de seus frequentadores. Mesmo com a baixa ocorrência, as intervenções para prevenir as lesões poderiam ser direcionadas a todos os frequentadores, possibilitando assim, a utilização segura dos equipamentos pelas pessoas da comunidade. Outra iniciativa que poderiam inibir o uso inadequado do equipamento seria a instalação de painéis ilustrativos com orientação quanto ao uso correto desses aparelhos.
s