Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Instituto Estadual do Ambiente forma mais 137 guarda-parques

Agentes serão distribuídos nas 137 unidades de conservação administradas pelo governo estadual

Unidades de Conservação do estado estão recebendo um importante reforço no efetivo de guarda-paques, que atuam nas 39 unidades administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente – Inea. São 137 novos integrantes, que chegam, aumentando para 300 o efetivo da tropa – fundamental na proteção e cuidado das áreas de preservação permanente sob responsabilidade do estado. O Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, destaca que a preservação ambiental tem prioridade na gestão do governador Cláudio Castro. No último fim de semana, Bernardo esteve no Parque Estadual dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu, acompanhando o Curso de Formação de Guarda-parque do Estado do Rio de Janeiro.

“É um treinamento fundamental para preparar estes novos integrantes que estão chegando e que irão reforçar o nosso efetivo. Os guarda-parque tem um papel fundamental na proteção destas áreas que são joias para o estado. Eles guardam as nossas florestas com toda sua fauna, flora e uma biodiversidade de valor incalculável. O cuidado e a proteção do patrimônio ambiental do nosso estado é uma determinação do governador Cláudio Castro. E o preparo do nosso efetivo é um passo crucial neste sentido”, destaca o secretário Bernardo Rossi.

O secretário assinala o investimento de R$ 1,4 milhão para compra de equipamentos para combate a incêndio, cuja entrega será feita até o final de fevereiro. Foram adquiridos coturnos; capacetes, macacões, blusas e uniformes novos, incluindo camisas de proteção. Os materiais serão entregues antes da formatura das turmas, prevista para março. “A entrega destes equipamentos mostra a preocupação da Secretaria com os guarda- parques e nos dá a condição de estarmos preparados para atuar de forma segura na proteção das Unidades de Conservação”, afirma o coordenador do Programa Fumaça Zero, Major Israel.

A turma que encerrou a semana de treinamento e é a primeira de um total de três. Ao todo 137 novos integrantes da corporação serão capacitados. “Tivemos outra turma iniciando o treinamento na segunda-feira (03) e teremos outra no dia 10. Ao todo são 137 novos guarda-parques que estão chegando. Com a formação destas turmas, o Inea passa a contar com um efetivo de cerca de 300 guarda-parques. Importante lembrar que, após o treinamento dos novos integrantes, os guarda parques que tem mais de dois anos de atividades, também passarão por cursos de atualização”, explica o gerente de Guarda Parques, Djalma Januzzi.

O treinamento
A turma que está concluindo o treinamento prático – com uma semana de imersão em atividades – é composta por 47 alunos. Nesta sexta eles participaram de uma oficina de combate a incêndio florestal e sobrevivência. Ao longo da semana outras atividades foram desenvolvidas, como o treinamento sobre operações aéreas. Antes do aprendizado prático os alunos passaram por um curso online com 16 matérias, 94 horas/aula e passaram por uma prova. Todas as turmas passam pela imersão de uma semana em regime de internato, com atividades e treinamentos práticos. Ao todo são cerca de 200horas de curso. “Com esta formação eles vão estar aptos a todas as atividades que o guarda-parque precisa realizar, inclusive o combate a incêndios. É um preparo importante para a proteção das nossas Unidades de Conservação e também para a segurança deles durante as ações”, assinala o secretário Bernardo Rossi.

Tags

Compartilhe:

Edição 09/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Nova edição da Feira da Serra é confirmada em Teresópolis

Gênesis apresenta empreendimento inédito em Teresópolis

FIRJAN aponta Teresópolis entre as 10 cidades com melhor índice de desenvolvimento municipal

Governador anuncia novo concurso para PM em 2026

Morador do Alto denuncia ‘badernas frequentes no trânsito’

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE