Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Instituto Estadual do Ambiente forma mais 137 guarda-parques

Agentes serão distribuídos nas 137 unidades de conservação administradas pelo governo estadual

Unidades de Conservação do estado estão recebendo um importante reforço no efetivo de guarda-paques, que atuam nas 39 unidades administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente – Inea. São 137 novos integrantes, que chegam, aumentando para 300 o efetivo da tropa – fundamental na proteção e cuidado das áreas de preservação permanente sob responsabilidade do estado. O Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, destaca que a preservação ambiental tem prioridade na gestão do governador Cláudio Castro. No último fim de semana, Bernardo esteve no Parque Estadual dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu, acompanhando o Curso de Formação de Guarda-parque do Estado do Rio de Janeiro.

“É um treinamento fundamental para preparar estes novos integrantes que estão chegando e que irão reforçar o nosso efetivo. Os guarda-parque tem um papel fundamental na proteção destas áreas que são joias para o estado. Eles guardam as nossas florestas com toda sua fauna, flora e uma biodiversidade de valor incalculável. O cuidado e a proteção do patrimônio ambiental do nosso estado é uma determinação do governador Cláudio Castro. E o preparo do nosso efetivo é um passo crucial neste sentido”, destaca o secretário Bernardo Rossi.

O secretário assinala o investimento de R$ 1,4 milhão para compra de equipamentos para combate a incêndio, cuja entrega será feita até o final de fevereiro. Foram adquiridos coturnos; capacetes, macacões, blusas e uniformes novos, incluindo camisas de proteção. Os materiais serão entregues antes da formatura das turmas, prevista para março. “A entrega destes equipamentos mostra a preocupação da Secretaria com os guarda- parques e nos dá a condição de estarmos preparados para atuar de forma segura na proteção das Unidades de Conservação”, afirma o coordenador do Programa Fumaça Zero, Major Israel.

A turma que encerrou a semana de treinamento e é a primeira de um total de três. Ao todo 137 novos integrantes da corporação serão capacitados. “Tivemos outra turma iniciando o treinamento na segunda-feira (03) e teremos outra no dia 10. Ao todo são 137 novos guarda-parques que estão chegando. Com a formação destas turmas, o Inea passa a contar com um efetivo de cerca de 300 guarda-parques. Importante lembrar que, após o treinamento dos novos integrantes, os guarda parques que tem mais de dois anos de atividades, também passarão por cursos de atualização”, explica o gerente de Guarda Parques, Djalma Januzzi.

O treinamento
A turma que está concluindo o treinamento prático – com uma semana de imersão em atividades – é composta por 47 alunos. Nesta sexta eles participaram de uma oficina de combate a incêndio florestal e sobrevivência. Ao longo da semana outras atividades foram desenvolvidas, como o treinamento sobre operações aéreas. Antes do aprendizado prático os alunos passaram por um curso online com 16 matérias, 94 horas/aula e passaram por uma prova. Todas as turmas passam pela imersão de uma semana em regime de internato, com atividades e treinamentos práticos. Ao todo são cerca de 200horas de curso. “Com esta formação eles vão estar aptos a todas as atividades que o guarda-parque precisa realizar, inclusive o combate a incêndios. É um preparo importante para a proteção das nossas Unidades de Conservação e também para a segurança deles durante as ações”, assinala o secretário Bernardo Rossi.

Tags

Compartilhe:

Edição 12/03/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura começa a demolir imóveis interditados pela Defesa Civil

Van que “viraria sucata” é recuperada e devolvida à frota municipal

Secretaria de Educação começa a aplicar a “Lei do Piso” em Teresópolis

Câmara discute necessidade de investimentos na COPBEA

Inaugurada ótica com alta tecnologia em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE