Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

IPEM realiza aferição nos taxímetros a partir da próxima semana

Profissionais do volante são atendidos na sede do CIRETRAN e precisam realizar verificação obrigatória dos equipamentos

Anderson Duarte

A partir da próxima semana, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro, IPEM, começa o calendário de verificação metrológica obrigatória nos taxímetros em utilização no município de Teresópolis. No serviço, que é obrigatório para a manutenção do atendimento ao público, o taxímetro, que é o aparelho utilizado nos veículos de transporte de passageiros em todo o país para marcar o valor que deve ser quitado ao final da corrida, passa por uma série de protocolos de segurança para garantir a prestação de um serviço justo para o consumidor. Entre outros aspectos analisados no processo está a incidência da tarifa base inicial independente da distância a ser percorrida e o respeito a relação de quilometragem e débito nesta tarifa. De acordo com o IPEM, o serviço será realizado a partir das nove da manhã na Rua Josefa Jorge Copelo, 390, no Bairro Fátima, sede do CIRETRAN na cidade e compreenderá o período de 29 de julho a 13 de agosto.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública, responsável pela concessão das licenças de táxi, se reuniu com o sindicato da categoria nesta quinta-feira e acertou com a classe os últimos detalhes do trabalho a ser realizado pelo IPEM nos próximos dias. O atendimento é feito para todos os finais de placa, sem qualquer critério neste sentido. “É importante lembrar que cada taxímetro da cidade tem que estar verificado pelo IPEM, órgão do estado responsável por esse serviço. Lembrando aos nossos companheiros que é uma verificação periódica anual, sendo necessária também para caso de permuta ou troca do veículo. Aqueles profissionais que já fizeram a aferição e já estão com o certificado não é necessário ir ao local, ou seja, sua situação já está regular, mas aqueles que ainda não fizeram é preciso se organizar. Este ano nós não teremos mudança de tarifa, ou seja, essa verificação não será tão ostensiva como no ano passado, pois não é preciso trocar a memória do equipamento. É por respeito à população que temos que verificar balanças, taxímetros, qualquer equipamento do tipo, é respeito ao consumidor”, relata Onofre Corrêa, Diretor Presidente do Sindicato dos Profissionais Autônomos de Táxi de Teresópolis.
O edital do IPEM disciplina sobre a documentação que o profissional precisa levar ao momento da verificação: “O taxista deverá fazer seu agendamento pelo site www.ipem.rj.gov.br ou http://servicos.rbmlq.gov.br/agendamento e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) acrescentando que precisa apresentar a documentação solicitada: Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo junto ao DETRAN; Certificado de Segurança Veicular para veículos movidos a GNV, na validade; Certificado de vistoria da SMTR; Comprovante de Residência (Se houver alteração); Certificado da última verificação do taxímetro pelo IPEM; GRU quitada com comprovante de agendamento”, sendo esses imprescindíveis para a realização do serviço. “Como aconteceu no ano passado, em 2019, os nossos profissionais do volante não precisarão buscar em outros municípios o serviço, vamos continuar fazendo aqui mesmo em Teresópolis e ocupando parte do escritório da CIRETRAN e a pista próxima a Casa de Cultura, onde não tem interferência de trânsito, para a análise de pista correta, justa, sem prejuízo a ninguém. É importante evitar que o taxista tenha que ir para outro município, o que já é um gasto, e, às vezes, quando tem defeito no taxímetro precisar voltar Teresópolis para ir ao relojoeiro e passar pelo procedimento novamente”, pontua Corrêa.
Ainda segundo o IPEM, em caso de permuta ou transferência é preciso levar a documentação da Prefeitura e do relojoeiro. Caso o veículo não possa comparecer durante o período de aferição por qualquer motivo, o permissionário será autuado com direito de defesa no prazo de dez dias da autuação, além da possibilidade de sofrer multas a partir de R$ 500,00. Como lembrou Onofre, os veículos já aferidos em 2019 com selos 2020 e lacre amarelo, não precisarão passar por esta aferição. Para obter auxílio do Sindicato dos Profissionais Autônomos de Táxi basta entrar em contato com os telefones 99317-6353 (Mayara) e 99959-4252 (Luciano) e informações diretamente no IPEM pelo telefone (24) 2249-6881 ou e-mail regional.petropolis@ipem.rj.gov.br.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE