Passado o período festivo, é hora de organizar as primeiras contas do ano – entre elas o Imposto Territorial e Urbano cobrado pela prefeitura. Em Teresópolis, os contribuintes que optarem pelo pagamento do IPTU em cota única até o dia 31 de janeiro de 2026 terão direito a 15% de desconto. Aqueles que não efetuarem o pagamento dentro desse prazo poderão quitar o imposto em cota única até 28 de fevereiro, com desconto de 10%. Haverá ainda a opção de parcelamento em dez cotas mensais, sem desconto, com vencimentos entre os meses de março e dezembro, sempre no dia 5.
As guias para pagamento estarão disponíveis a partir de janeiro, podendo ser emitidas on-line, por meio do site da Prefeitura de Teresópolis (https://www.teresopolis.rj.gov.br/), ou retiradas em carnês físicos, geralmente entregues na secretaria municipal de Fazenda ou em estande montado no hall do Palácio Teresa Cristina, sede do governo municipal na Avenida Feliciano Sodré. Também está previsto o envio dos carnês de cobrança, como ocorreu em anos anteriores.
O pagamento do imposto poderá ser realizado em casas lotéricas, nas agências do Banco Santander e da Caixa Econômica Federal, além do internet banking e dos terminais de autoatendimento do Itaú e do Banco do Brasil (BB).






