Aproximadamente 410 mil Documentos de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro para o pagamento do IPVA 2026 foram emitidos somente nesta quinta-feira (08/01), primeiro dia de consulta. O procedimento foi realizado pelos donos de quase 200 mil veículos. A quantidade de DARJs é maior do que a de veículos em virtude dos casos de parcelamento do imposto, nos quais é preciso gerar três documentos.
Entre os que já retiraram o DARJ, foram registrados mais de 76 mil pagamentos. Desses, pouco mais de 57 mil optaram pelo uso do Pix, o que corresponde a quase 75% do total. A Secretaria de Estado de Fazenda reforça a importância de conferir as informações para evitar golpes. Na hora do pagamento, devem aparecer as seguintes informações no aplicativo do banco: CNPJ 42.498.675/0001-52 e o nome do favorecido “SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ”.
Além disso, a emissão do DARJ deve ser feita apenas pelo Hotsite https://ipva2026.fazenda.rj.gov.br. A orientação é digitar o endereço direto no navegador, evitando os sites de busca. Ao acessar a página, basta clicar em “Emissão DARJ IPVA”, informar o Renavam e escolher o pagamento em cota única, com desconto de 3%, ou em três vezes, sem o abatimento. Os vencimentos do IPVA 2026 começam no dia 21 deste mês, com a primeira parcela ou cota única dos veículos com placa terminada em zero.







