Maria Eduarda Maia
Corretores de imóveis de Teresópolis estão relatando que ultimamente vêm sendo prejudicados com a demora da prefeitura para liberar o pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), um tributo que deve ser pago sempre quando há uma transação de compra e venda de imóveis. Sem ele, o vendedor não consegue transferir a titularidade do bem para o comprador, e o corretor não recebe sua comissão. Esse pagamento também é necessário para quem compra um imóvel na planta. Outro detalhe importante é que esse imposto é cobrado apenas quando ocorre a transmissão de posse de um imóvel entre pessoas vivas.
“A gente vem desde que mudou o sistema da prefeitura reclamando de uma demora muito grande para conseguir realizar o pagamento. Está prejudicando toda a classe de corretores porque só podemos fazer a escritura com esse pagamento realizado”, relatou o corretor Marco Claussen, que disse também que já houve casos de demorar 20 dias para a efetuação e que tal situação está acontecendo com sua imobiliária desde julho. O corretor ainda conta que está enfrentando problemas com um vendedor que está muito doente: “Estamos ansiosos porque tem que fazer a escritura e não conseguimos. Está prejudicando muito”, pontua Marco.
Outro funcionário do ramo também manifestou sobre os grandes prejuízos que estão sendo gerados para as imobiliárias. “Os corretores dependem da venda para receberem suas comissões. Com esse atraso, demora e desorganização, quem vende e compra está sendo prejudicado, principalmente os corretores, que são os intermediários”, afirmou o corretor Ademar Maluf.
Em nota encaminhada a nossa redação, a Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento informa que “a implantação do sistema tributário está na fase final e, em breve, o serviço estará normalizado”.
