Maria Eduarda Maia
Destaque em formação de atletas do jiu-jitsu, Teresópolis segue se consolidando como um verdadeiro celeiro desta arte marcial, e agora com uma nova promessa, a jovem Melyssa Cardoso, de apenas 11 anos. Aluna do CT Cavalcanti, projeto do professor Walney Cavalcanti realizado no bairro São Pedro, Melyssa vem brilhando nos tatames, colecionando muitas medalhas. Entre as suas conquistas mais recentes estão a medalha de ouro no Campeonato Carioca e as de ouro e prata no Sul Americano da Federação SJJSAF, em sua categoria – pesadíssimo e no desafio, respectivamente.
Entretanto, essas não são as únicas medalhas que Melyssa tem o orgulho de carregar no peito, representando Teresópolis onde vai. A jovem também se sagrou campeã de competições como o campeonato Carlson Gracie de Jiu-Jitsu, realizado pela Federação de Jiu-Jitsu, o campeonato Teresópolis BJJ Challenge e o campeonato Estadual Kids 2025. “Também estou liderando o ranking da Federação de Jiu-Jitsu do Rio de Janeiro (FJJRio). Eu já tenho três medalhas – do Carlson Gracie, do Carioca e do Estadual, e precisam de cinco para ganhar o troféu e o certificado. Estou quase lá”, disse Melyssa Cardoso, em entrevista ao Diário, dizendo estar confiante para mais uma importante conquista.

Felicidade e orgulho
Para a jovem atleta, palavras não são suficientes para descrever o sentimento que carrega cada vez que sobe no pódio. “Eu me sinto muito feliz com todas essas minhas medalhas porque sempre quis ser competidora. É muita emoção quando você está lá e ganha”, declarou Melyssa, que tem o pai como referência. “É um sentimento de muita emoção, pois faz pouco tempo que ela está no jiu-jitsu e já está se destacando”, pontuou Carlos Alexandre Cardoso.