Isla Gomes
Mais do que uma arte marcial, o jiu-jitsu tem se consolidado como uma poderosa ferramenta de transformação social, especialmente entre crianças e adolescentes. A prática, que une disciplina, técnica e autoconhecimento, vem ganhando espaço em projetos sociais, academias e escolas, com impactos positivos diretos no comportamento, saúde e desenvolvimento pessoal dos jovens. Além do impacto social, há também o lado competitivo. Muitos jovens descobrem no jiu-jitsu uma oportunidade de crescimento no esporte, participando de campeonatos e, em alguns casos, buscando carreira profissional. É o caso do Arnold Freitas, de 15 anos, que se destacou na 4ª edição do Campeonato Teresopolitano FOX de Jiu-Jitsu 2025.
“De 2023 pra cá conquistei três Opens da maior federação do mundo, mais de 20 medalhas, dois cinturões. Hoje tenho 11 cinturões e mais de 160 medalhas. Sou da categoria Infanto-Juvenil, mas meu professor me testou no Juvenil e no Adulto no Campeonato Teresopolitano FOX de Jiu-Jitsu, e eu consegui ser campeão em todas, inclusive na categoria sem limite de peso. No Pedrão, foram três medalhas só no domingo.” Arnold conta que tem sido destaque também fora do município: “No Campeonato Sul-Americano da SJTSAF (Federação Sul-Americana de Sport Jiu Jitsu), no Rio de Janeiro, fiz duas lutas na categoria e finalizei as duas. Também lutei o desafio Kids, fiz uma luta e finalizei com sucesso.”

O esporte muda vidas
o esporte é capaz de promover valores como disciplina, resiliência e trabalho em equipe. Esses elementos contribuem para o desenvolvimento de habilidades essenciais, tanto dentro quanto fora das quadras, pistas, campos ou tatames. A influência do esporte vai além do desempenho atlético, alcançando aspectos emocionais e sociais na vida dos praticantes, Arnold é exemplo disso. “O esporte com certeza muda vidas, pode ser um caminho profissional ou apenas um hobby para saúde e bem-estar. Digo isso com propriedade, pois comecei nesse esporte criança e o Jiu-Jitsu transformou minha vida.” Arnold tem metas grandes para o futuro, tendo como prioridade representar Teresópolis: “Quero continuar representando Teresópolis. No próximo fim de semana vou lutar o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Sem Kimono e espero trazer mais uma medalha para o nosso município.”
Campeonato Teresopolitano FOX de Jiu-Jitsu 2025
Mais de 400 atletas participaram da 4ª edição do Campeonato Teresopolitano FOX de Jiu-Jitsu 2025, realizada no último fim de semana no Ginásio Poliesportivo Pedro Rage Jahara, o Pedrão. O evento, já tradicional no calendário esportivo de Teresópolis, reforça sua importância como um dos principais incentivadores da modalidade na região. A competição contou com uma estrutura reformulada, incluindo quatro novas áreas de luta e a presença de oito árbitros federados, vinculados à Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e à Federação de Jiu-Jitsu do Estado do Rio de Janeiro (FJJRIO). Atletas de diversas idades e categorias, representando academias locais e visitantes, protagonizaram combates de alto nível técnico e demonstraram grande espírito esportivo.
