Maior evento esportivo escolar do município, os JET – Jogos Estudantis de Teresópolis entram na semana de encerramento registrando espírito esportivo, convivência saudável, garra e a alegria dos cerca de 2.200 jovens atletas participantes. Aberto no dia 14, as competições tiveram início no dia 17 de setembro e seguem até sexta-feira (27). Realização da Prefeitura, através das secretarias municipais de Educação e de Esportes e Lazer, os JET 2019 reúnem cerca de 2.200 alunos de 24 escolas municipais, estaduais e particulares, nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17.
São disputadas 13 modalidades esportivas, masculino e feminino: futebol, futsal, voleibol, handebol, basquetebol, natação crawl, natação costas, natação revezamento, atletismo 100m, atletismo revezamento (bastão), corrida rústica, xadrez e damas. Os jogos acontecem no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, nas quadras dos clubes Comary, Casa de Portugal e Várzea Futebol Clube e também na Avenida J.J. de Araújo Regadas. Conforme as competições vão acontecendo, as premiações são entregues aos vencedores de cada modalidade.
Primavera dos Museus
A Casa da Memória Arthur Dalmasso terá uma programação especial, entre os dias 24 e 27 de setembro, para celebrar a 13ª Primavera dos Museus. Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e com duração de uma semana, a atividade tem o objetivo de promover, divulgar e valorizar a importância do espaço museológico no circuito cultural, estimulando a visitação e criando um sentimento de pertencimento da comunidade com a história da cidade. Nesta terça-feira (24), a Casa da Memória vai oferecer a exposição ‘Guardiões da Memória, por dentro dos museus teresopolitanos’, fomentando a reflexão em torno do tema, escolhido pelo próprio IBRAM, para a Primavera deste ano: “Museus por dentro, por dentro dos museus”. A mostra fica aberta à visitação até o início do próximo ano. Na sexta-feira (27), a instituição realiza palestra com a geógrafa e pesquisadora, Silvia Machado de Castro, mestre em Engenharia Ambiental e especialista em Educação Ambiental.
Esvaziamento dos colégios agrícolas
“Colégios agrícolas no Rio de Janeiro: desafios e perspectivas” é o tema da audiência pública que as comissões de Ciência e Tecnologia e de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizam nesta terça-feira (24), às 9h, no Auditório Nelson Carneiro, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes. O objetivo é fazer um balanço da situação dos colégios agrícolas do estado do Rio de Janeiro. “Temos acompanhado este tema desde a legislatura passada e o cenário não era bom, pois constatamos uma ausência de políticas públicas para manutenção, incentivo e fomento aos colégios agrícolas. Tanto é assim que houve a desativação de um deles, em Itaboraí. Queremos atualizar o acompanhamento, por parte da Alerj, das iniciativas e medidas que o Governo do Estado realizou para diferenciar-se da gestão anterior, que abandonou os colégios agrícolas à própria sorte”, declarou o presidente da comissões de Ciência e Tecnologia, deputado estadual Waldeck Carneiro (PT).
Segundo o presidente da comissão de Educação, deputado Flávio Serafini (PSOL), a audiência quer dar continuidade a discussão do desenvolvimento de políticas de estado para a educação agrícola no Rio de Janeiro. “Uma parte da economia do estado está estruturada a partir da produção agrícola familiar e, por isso, o viés de profissionalização da educação agrícola é fundamental para qualificar os alunos dessas regiões, contribuindo para o desenvolvimento dessa tão importante área de produção de pequenos agricultores. No entanto, a oferta dessas unidades tem diminuído ano a ano", justificou Serafini.