Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Jovem de Teresópolis disputa Europeu de Jiu-Jitsu com apoio da Gênesis

Aos 17 anos, Matteus Fonseca constrói trajetória marcada por disciplina, apoio familiar e incentivo ao esporte

O teresopolitano Matteus Fonseca, de 17 anos, já acumula conquistas importantes no jiu-jitsu. Faixa azul da equipe GFTeam Cavalcanti, do mestre Walney Cavalcanti, e competindo na categoria até 76 kg, o atleta já foi campeão brasileiro e venceu o Open da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu em Juiz de Fora, ano passado. Mas foi agora em janeiro que ele realizou seu grande sonho: disputar um torneio internacional. Matteus representou o Brasil no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu da Federação Internacional de Jiu-Jitsu, em Portugal. A participação na competição foi viabilizada com o patrocínio da Gênesis Empreendimentos.

“Foi a realização de um grande sonho. Uma experiência que eu jamais pensei em viver. Foi uma competição de alto nível, onde só entram os melhores. Se eu pude participar, creio que estava entre eles”, afirmou o jovem.
A trajetória do atleta no esporte começou cedo, aos oito anos, por incentivo do pai. “Se hoje estou treinando e competindo, é por causa da minha família, principalmente do meu pai. Ele me levou para o esporte. No início eu ia obrigado, mas depois fui gostando e hoje não me vejo sem o jiu-jitsu”, contou.

Orgulhoso da caminhada do filho, o pai, Flávio, relembra os primeiros passos no tatame. “Foi grandioso ver a evolução do meu filho. Ele não sabia nem dar um rolamento, mas aprendeu rápido e foi se desenvolvendo cada vez mais. Com essa parceria, sei que ele vai longe.”

Para a mãe, Verônica, acompanhar esse processo foi desafiador e emocionante. “O coração de mãe é mais emoção, então foi difícil ver os sacrifícios e o nível de exigência para uma criança. Mas conforme o tempo foi passando, eu vi que ele era bom no que fazia. Tenho muito orgulho. É um orgulho muito grande ver um rapaz dessa idade correr atrás dos seus sonhos”, declarou.

A dedicação do atleta mobilizou toda a família, que chegou a vender doces para ajudar nos custos das competições – esforço que acabou aproximando Matteus do olhar atento de apoiadores, como a Gênesis. “Apoiar o Matteus é mais do que investir em um atleta – é investir em futuro. A Gênesis tem um compromisso com o desenvolvimento social das cidades onde está presente e o esporte é uma ferramenta essencial nessa construção. Em 2025, apoiamos diversos eventos e, neste ano, vamos expandir ainda mais nossas iniciativas nas áreas esportiva e cultural.”

Passos que projetam o amanhã
Desde cedo dedicado ao jiu-jitsu, Matteus sonha em construir uma trajetória sólida no esporte e seguir competindo até alcançar a faixa preta. Mais do que conquistas pessoais, o jovem também projeta um futuro de impacto social: pretende abrir a própria academia e criar um projeto voltado para crianças e jovens da comunidade. “Quero formar campeões e ajudar outras pessoas a buscarem seus sonhos”, afirma o atleta, que vê no esporte uma ferramenta de transformação e oportunidade.
O jovem atleta já se prepara para torneios em fevereiro e em março, com destaque para uma
competição “no quintal de casa”: o Teresópolis International Open, que acontece de 13 e 15 de março no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara (Pedrão).

Teresópolis 06/02/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Especialista em segurança de Teresópolis lança livro sobre legítima defesa

Jovem de Teresópolis disputa Europeu de Jiu-Jitsu com apoio da Gênesis

Atrativos turísticos de Teresópolis divulgados em Copacabana

Espaço Cultural Higino promove bailinho de carnaval para crianças em Teresópolis

‘Totó Online’, de comunicador a vereador em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE