Apesar de ações frequentes envolvendo as forças de segurança do município, ainda é grande o número de motoqueiros que insistem em transitar em via pública em situação totalmente irregular, seja com veículos que não deveriam estar em trânsito ou por não possuir a documentação pessoal obrigatória para conduzi-los. No início da tarde dessa terça-feira (25), um jovem preencheu as duas lacunas de irregularidades. Ele foi parado por equipe do MPTran do programa Segurança Presente depois que os policiais constataram que a moto não tinha placa. Quando o abordaram, ampliaram o número de multas aplicadas: a Honda CG Titan de cor preta estava sem os retrovistores, o condutor usava chinelo e não possui a Carteira Nacional de Habilitação.
A abordagem ocorreu na Avenida Feliciano Sodré, na Várzea, próximo a um posto de gasolina. Uma equipe do ROMU Alfa, da Guarda Civil Municipal, foi acionada para apoio à ocorrência. Diante das irregularidades, o veículo foi rebocado para o depósito público municipal, em Três Córregos, às margens do quilômetro 71 da BR-116, no acesso ao Segundo Distrito. Esvaziado recentemente, com a realização de um leilão de carros e motos apreendidos nos últimos anos, o espaço já começa a ser ocupado novamente.
Crime e crimes
Atualmente, a legislação prevê autuação criminal quando há flagrante da utilização de veículos sem a placa ou com o sinal identificador obrigatório modificado para evitar a aplicação de multas ou sinalização sobre a propriedade do automotor. Além disso, é importante frisar que geralmente motocicletas sem placa são utilizadas para a prática de crimes ou delitos. Nos últimos anos, foram registradas várias mortes em situação semelhante: dois homens utilizando moto sem placa, onde o garupa carrega um revólver para disparar contra seu desafeto e em seguida a dupla foge sem ser identificada.
Bandos no trânsito
Em relação ao trânsito, para quem costuma utilizar as redes sociais para defender as bandalhas realizadas pelos motoqueiros, talvez se colocar no outro lado de uma história triste pode ajudar a compreensão da importância das operações policiais. Imagine você ou um familiar seu atropelado, ou seu carro atingido pelo condutor de uma moto sem placa que pode simplesmente desaparecer sem deixar rastro. E essa sensação de impunidade tem feito muitos bandos de motoqueiros utilizarem as vias públicas para fazer manobras proibidas, ultrapassar pela direita, chutar retrovisores e outros delitos que podem “parecer coisa de jovem”, mas são situações que contribuem para uma sociedade mais desorganizada e desestruturada.