Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Jovens Aprendizes do CIEE conhecem estrutura do Grupo DIÁRIO

Visita faz parte das capacitações do grupo e tem como tema a relação da Comunicação com as tecnologias da informação

Com o objetivo de proporcionar formação na área de comunicação, alunos do curso de formação de Jovens Aprendizes do Centro Integrado Empresa Escola, o CIEE, visitaram as instalações do grupo Diário nesta terça-feira pela manhã. Acompanhados pela tutora Melise Brum, os jovens conheceram o prédio, interagiram com a equipe de jornalismo e ainda participaram ao vivo da programação da Diário TV. A visita foi ciceroneada pelo jornalista e apresentador Anderson Duarte, que conduziu o grupo em todos os departamentos da empresa, explicando cuidadosamente o funcionamento e os detalhes de cada área. No departamento de jornalismo, o grupo conheceu a equipe de trabalho e depois os equipamentos responsáveis pelas transmissões ao vivo e também pelo material gravado que é exibido pela TV. Por fim, já nos estúdios do programa Jornal Diário na TV, acompanharam in loco a programação ao vivo e a rotina dos profissionais responsáveis pela transmissão. 
O ponto alto da visita aconteceu com a interação ao vivo com o apresentador Anderson Duarte onde os jovens tiveram a oportunidade de falar dos locais onde atualmente trabalham, destacando grandes empresas locais como o Teresópolis Shopping, o Regina Supermercados, Grupo Petrópolis, entre outros. Eles destacaram o suporte oferecido pelo CIEE e pelas próprias empresas, visando o treinamento e a capacitação de cada aprendiz. “As ferramentas proporcionadas pela capacitação do CIEE são elementos primordiais para encontrarmos um mercado de trabalho exigente, mas cuja aplicação destas ferramentas, menos hostil para nós. Hoje temos muito mais condições de contribuir efetivamente para a melhoria das empresas onde estamos”, salientou o jovem Vitor, colaborador do setor de Marketing do Teresópolis Shopping e aniversariante do dia.
Melise Brum, responsável pelo grupo, comemorou a visita. “Estamos hoje aqui por conta do encontro que se chama “Tecnologia da Informação e Comunicação”, que faz parte do processo de aprendizado dos jovens. Mais uma vez o Grupo Diário nos abriu as portas para trazer uma turma de jovens aprendizes para conhecerem toda a dinâmica da informação, das notícias, redes sociais, enfim, tudo o que acontece na rotina da empresa. Eles gostaram principalmente de participar do programa, foi muito bacana poder ter essa oportunidade de vivenciar novas experiências”, avalia Mel. A tutora revela que o programa está em atividade há oito anos em Teresópolis. “Nesse programa de aprendizagem dos jovens nós trabalhamos com a orientação profissional, principalmente na parte ética, profissional e técnica. São 11 ou até 17 meses de contratação onde eles vivem experiências profissionais intensas, já com oito anos de trabalho em Teresópolis, inclusive com grandes frutos positivos”, garante.
Novos candidatos ao Programa Jovem Aprendiz devem se inscrever através do site www.ciee.rj.org.br. É preciso ter de 14 à 23 anos e 11 meses. “No site é preenchida uma ficha cadastral, um currículo. O candidato recebe um login e uma senha que vai sempre usar, entrando com frequência no site e atualizando seus dados. Nós encaminhamos mensagens via celular e sempre disponibilizamos vagas online. Nós também recebemos essas pessoas em nossa sede, na Rua Alice Regadas, 66, sala 710. Lá nos recebemos também os empresários em participar do programa recebendo os jovens em suas empresas”, finaliza Mel, que também lembra que a contratação dos aprendizes é obrigatória por lei federal, que entrou em vigor em 2000 e que garante a formação técnico-profissional, além de determinar as características da contratação de aprendizes pelas empresas.
“A contratação de aprendizes vai muito além de uma obrigação fiscal, sendo uma inclusão social de extrema importância, pois capacita o jovem para o mundo do trabalho, incentiva a continuidade dos estudos e a conquista da cidadania. A lei oferece garantias para ambos os lados, tanto para os jovens interessados em iniciar sua vida profissional, quanto para as empresas que vão contratá-los, oferecendo formação teórica e prática, além de remuneração mensal. Ao término do contrato de aprendizagem, a empresa poderá efetivar o jovem, ganhando um profissional treinado e que já estará adaptado na sua organização”, enaltece a tutora.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Pesquisa aponta adesão ao pagamento por cartão digital Riocard Mais

MPRJ e PCERJ realizam ação contra a venda de produtos falsificados em Teresópolis

Grupo de idosos passeia pela cidade e visita o Horto Municipal

Homem é detido após almoçar e tentar sair sem pagar

Bolsonaro atuou de forma “direta e efetiva” para tentar golpe, diz PF

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE