Maria Eduarda Maia
Na infância, uma pergunta que muitas crianças escutam é: – O que você quer ser quando crescer? As respostas podem ser das mais diversas, mas uma em específico acaba se destacando em boa parte da garotada: ser jogador. Afinal, como diz a música do Skank, quem não sonhou em ser um jogado de futebol? E esse desejo começa com a escolinha de futebol. A reportagem da Diário TV foi até o Clube dos Securitários, localizado na Rua Júlio Rosa, na Tijuca, onde é realizada a Escola de Futebol do Grêmio em Teresópolis para saber como funciona esse projeto que pode tornar seus alunos em grandes atletas. “Esse projeto funciona desde 2010, quando tivemos o Clube de Regatas Vasco da Gama por quatro anos. Depois com a saída do Roberto Dinamite, começamos com a Escola de Futebol Oficial do Grêmio de Porto Alegre, completando 11 anos no dia primeiro de abril”, conta o coordenador da unidade, Fernando Rocha, destacando também que devido ao futebol ser um dos esportes mais populares do mundo, as crianças têm esse sonho vivo de ser jogador de futebol: “Além dos clubes brasileiros, os alunos também acompanham muitos times de fora do país e todos eles têm esse sonho de serem jogadores, ganharem grandes salário e ajudarem a família. É muito importante para a criança e seu crescimento o sonho, colocar um objetivo e tentar da melhor maneira possível realizá-lo”, disse.

Apoio da escolinha
Para concretizar esse sonho da criançada, o apoio da escola de futebol é fundamental para seu desenvolvimento, sendo um importante suporte em toda essa trajetória. “Trabalhamos com um apoio técnico, com orientações e a questão de alimentação, além de dar um apoio às famílias”, explicou Fernando. Outro ponto que também é trabalhado pela equipe é a questão dos estudos, que, como disse o coordenador, é de extrema importância na vida desses jovens. “A gente cobra os estudos aqui. Se a gente estiver com algum aluno com problemas nos estudos, a gente não relaciona para o jogo”, frisou, pontuando que impasses em casa também são motivos para a não escalação nas partidas. “A gente tem que manter da melhor maneira possível a convivência com os pais, escola e escola de futebol. Dessa forma, conseguimos manter essas crianças com o sonho de ser jogador, que não é impossível, junto com os pais, orientando bem para que elas possam realizar esse sonho”, ressaltou.

Suporte familiar
O incentivo e o envolvimento familiar são de extrema importância na vida de qualquer atleta, ainda mais quando são crianças com um sonho que muitas vezes pode parecer complicado de realizar. O pai de dois alunos da escolinha, Junior Lima, que também é estagiário na Escola do Grêmio em Teresópolis, destacou que se as crianças não tiverem o apoio da família, não têm nada. “Imagina você ser um pai que trabalha em um grande clube na cidade com dois filhos que jogam. É muito bacana e sensacional. Vamos seguindo forte e trabalhando. A família é o alicerce de tudo, onde tudo começa”, comentou.

Sonho realizado
Vários jovens, após passar pela escolinha de futebol, lapidando seus talentos e aprofundando seus fundamentos, foram para grandes times, como pontuou o coordenador Fernando Rocha. “Quando as crianças chegam aqui na Escola de Futebol do Grêmio de Porto Alegre sabem que outros jovens passaram por aqui e acabaram se tornando jogadores de futebol em diversas categorias e outros clubes a fora”, disse. Entre esses jovens talentosos estão o João Guilherme, que desde seus oito anos treinava, sendo agora lateral esquerdo e capitão do sub-15 do Botafogo; o Ryan Luka, que veio de Além Paraíba para treinar no local, sendo escolhido pelo Flamengo, conquistando títulos e atuando no momento em um time da Geórgia; o zagueiro Lyncon e o atacante GB, que hoje estão no sub-20 do Vasco da Gama. Um dos jovens destacados pelo coordenador é o do zagueiro Gustavo Martins, jogador da equipe profissional do Grêmio em Porto Alegre. “Esses são jovens que passaram pela nossa vida e que os pais contribuíram muito. Com essa rede de apoio, conseguimos transformar e ajudar esses atletas a alcançarem os seus objetivos”, ressaltou Fernando.

Mais informações
Para aqueles que são pais de filhos com o sonho de serem jogadores de futebol ou conhecem algum jovem talentoso, o número de contato para mais informações é o (21) 96834-0784 (Fernando Rocha). A Escola de Futebol do Grêmio em Teresópolis é realizada no Clube dos Securitários, na Rua Júlio Rosa, na Tijuca, com treinos para os jovens nas quartas e sextas pela manhã e terças e quintas no período da tarde.

