Marcello Medeiros
As tempestades dos últimos dias, e comuns nessa época do ano, evidenciaram um problema que se arrasta há anos e que tem ficado pior a cada temporal: as péssimas condições das estradas que cortam os bairros do Salaquinho e Córrego dos Príncipes. Mesmo no entorno de uma importante unidade de conservação ambiental, essas comunidades de Teresópolis sofrem com a dificuldade de ir e vir por conta de lamaçal e grandes poças de água barrenta.


De acordo com Losenir Oliveira, moradora da Granja Florestal e frequentadora das estradas vizinhas, como as que levam a Córrego dos Príncipes e Salaquinho, a situação das vias de toda a região piorou consideravelmente após a liberação de um ‘bota fora’ de entulhos na região; o que fez com que o fluxo de caminhões aumentasse absurdamente e causasse ainda mais danos às vias. “Mas não são só esses os problemas causados por esses caminhões enormes, eles estão dando prejuízo aos moradores na Granja Florestal como raspar em muros, telhados de portão e pra variar batendo em automóveis dos moradores. Muitos estão dirigindo com velocidade excessiva para o local e não fazendo a manutenção devida nós veículos pesados. Um absurdo”, pontuou.


Prates e região do Porto
Outras localidades que desde o fim de semana estão sofrendo com a dificuldade de acesso são as de Prata dos Aredes e Porto, ambas no Terceiro Distrito de Teresópolis. Na primeira, muitos trechos com desnível, empoçamento de lama e pontos escorregadios. Na segunda, uma pequena entre Vargem Grande e Agriões de Dentro, paralela à RJ-130 e usada inclusive como rota alternativa quando há problemas na rodovia estadual, sofre com a dificuldade de escoamento da água da chuva. Em um dos pontos, o volume é tão grande que a impressão que se tem é que se trata de um rio – e não uma rua.
Como a prefeitura estava em um grande ponto facultativo, havendo ainda dois feriados nas duas últimas semanas, Natal e Ano Novo, a expectativa é que esses e outros bairros sejam contemplados com ações emergenciais das secretarias de Obras, Serviços Públicos e Agricultura nos próximos dias.







