Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Lançada a Academia da Cultura Popular de Teresópolis

Evento, realizado no Teatro da Feso, também teve a entrega do Prêmio Chico Anysio

No último dia 26, o Teatro Feso, no Alto, recebeu o evento de lançamento oficial da Academia da Cultura Popular (ACPOP) – iniciativa do Centro Cultural FESO Pro Arte em parceria com o Coletivo Amarte. O encontro reuniu cerca de 350 pessoas, entre artistas, autoridades, empresários e fazedores de cultura de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro. A noite foi marcada por emoção, arte e importantes anúncios para o fortalecimento da cultura popular.

Com abertura musical, roda de jongo e apresentações culturais, o evento também deu início ao 1º Colóquio de Mediação de Conflitos Culturais de Teresópolis, trazendo à pauta temas como diversidade, saberes tradicionais, direitos culturais e gestão pública. Entre os painelistas estavam Dr. Helvio Peclat, Dra. Camilla Moreira, Dra. Lilian Duarte e a jornalista Janice Caetano. Durante uma reunião simbólica e muito significativa, foi instituída oficialmente a Rede Municipal de Pontos de Cultura de Teresópolis, com a presença da Sra. Iara Rocha, do Conselho Estadual da Cultura Viva, e de Eduardo Nascimento, representante do Escritório Estadual do Ministério da Cultura (MinC).

A noite foi marcada por emoção, arte e importantes anúncios para o fortalecimento da cultura popular. Foto: Divulgação

Um dos momentos mais celebrados da noite foi o lançamento do Prêmio Chico Anysio da Cultura Popular de Teresópolis, que homenageia o legado do humorista e defensor da cultura nacional. O ator André Lucas, filho de Chico Anysio, recebeu das mãos do artista Vitor Arcanjo o troféu simbólico da primeira edição do prêmio, feito em xilogravura, exaltando os mestres e mestras da cultura local. A cada edição, o prêmio reconhecerá um projeto cultural popular da cidade, com a produção de um documentário e ações de fomento à sua continuidade, a partir de um diagnóstico realizado por uma comissão de mestres e pesquisadores.

A noite contou ainda com apresentações do Coral 50+ da FESO Pro Arte, do Jongo do Quilombo da Serra, e da artista Estrella, representando o Coletivo Amarte, que encerrou o evento com um show vibrante e ancestral. A noite teve o destaque para 30 minutos de fala aberta ao público, que pode fazer suas considerações sobre a cultura da região.

A noite contou ainda com apresentações do Coral 50+ da FESO Pro Arte, do Jongo do Quilombo da Serra, e da artista Estrella, representando o Coletivo Amarte, que encerrou o evento com um show vibrante e ancestral. Foto: Divulgação

Ao final da cerimônia, Sergio Firmino, (Assessor da SececRj Carnaval), Rogério Siqueira relações internacionais do Coletivo Amarte, Edenise Antas (FESO Pro Arte) e Eduardo Nascimento (MinC) destacaram a importância da Academia da Cultura Popular para Teresópolis e toda a Região Serrana, como um espaço de formação, escuta, produção e resistência, conectando os saberes tradicionais às novas gerações. A programação da ACPOP seguirá disponível nas redes sociais da instituição, onde também foi publicado o primeiro edital do concurso de samba-enredo do tradicional bloco “Bebe Rindo”, que em 2026 celebrará os 60 anos da FESO com o tema: “Não viemos pra cá, nascemos aqui! Viva a cultura popular! Viva Teresópolis!”.

Teresópolis 17/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Tiro de Guerra de Teresópolis tem novo Chefe de Instrução

‘Domingo na Roça’ começa com visita ao Museu do Colono

Teresópolis recebe 1ª etapa do Circuito Estadual de Karatê

Os 95 anos da OAB e o papel do advogado

Bananas, fardas e poder

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE