No último dia 26, o Teatro Feso, no Alto, recebeu o evento de lançamento oficial da Academia da Cultura Popular (ACPOP) – iniciativa do Centro Cultural FESO Pro Arte em parceria com o Coletivo Amarte. O encontro reuniu cerca de 350 pessoas, entre artistas, autoridades, empresários e fazedores de cultura de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro. A noite foi marcada por emoção, arte e importantes anúncios para o fortalecimento da cultura popular.
Com abertura musical, roda de jongo e apresentações culturais, o evento também deu início ao 1º Colóquio de Mediação de Conflitos Culturais de Teresópolis, trazendo à pauta temas como diversidade, saberes tradicionais, direitos culturais e gestão pública. Entre os painelistas estavam Dr. Helvio Peclat, Dra. Camilla Moreira, Dra. Lilian Duarte e a jornalista Janice Caetano. Durante uma reunião simbólica e muito significativa, foi instituída oficialmente a Rede Municipal de Pontos de Cultura de Teresópolis, com a presença da Sra. Iara Rocha, do Conselho Estadual da Cultura Viva, e de Eduardo Nascimento, representante do Escritório Estadual do Ministério da Cultura (MinC).

Um dos momentos mais celebrados da noite foi o lançamento do Prêmio Chico Anysio da Cultura Popular de Teresópolis, que homenageia o legado do humorista e defensor da cultura nacional. O ator André Lucas, filho de Chico Anysio, recebeu das mãos do artista Vitor Arcanjo o troféu simbólico da primeira edição do prêmio, feito em xilogravura, exaltando os mestres e mestras da cultura local. A cada edição, o prêmio reconhecerá um projeto cultural popular da cidade, com a produção de um documentário e ações de fomento à sua continuidade, a partir de um diagnóstico realizado por uma comissão de mestres e pesquisadores.
A noite contou ainda com apresentações do Coral 50+ da FESO Pro Arte, do Jongo do Quilombo da Serra, e da artista Estrella, representando o Coletivo Amarte, que encerrou o evento com um show vibrante e ancestral. A noite teve o destaque para 30 minutos de fala aberta ao público, que pode fazer suas considerações sobre a cultura da região.

Ao final da cerimônia, Sergio Firmino, (Assessor da SececRj Carnaval), Rogério Siqueira relações internacionais do Coletivo Amarte, Edenise Antas (FESO Pro Arte) e Eduardo Nascimento (MinC) destacaram a importância da Academia da Cultura Popular para Teresópolis e toda a Região Serrana, como um espaço de formação, escuta, produção e resistência, conectando os saberes tradicionais às novas gerações. A programação da ACPOP seguirá disponível nas redes sociais da instituição, onde também foi publicado o primeiro edital do concurso de samba-enredo do tradicional bloco “Bebe Rindo”, que em 2026 celebrará os 60 anos da FESO com o tema: “Não viemos pra cá, nascemos aqui! Viva a cultura popular! Viva Teresópolis!”.