Wanderley Peres
Empresários, representantes de diversas entidades, convidados, e diversas autoridades, entre elas o prefeito Vinicius Claussen, prestigiaram no início de tarde desta terça-feira, 11, o lançamento oficial do Festival Sesc de Inverno em Teresópolis 2023, um dos maiores eventos culturais multilinguagem do país, que ocorre de 15 a 30 de julho em 17 cidades do estado do Rio de Janeiro. Em Teresópolis, a programação da 21ª edição do festival terá música, teatro, espetáculos de dança, entre outras expressões artísticas. O festival tem o apoio da Prefeitura e do Sincomércio Teresópolis e integra a programação do aniversário de 132 anos do município.
Em 2023, o tema do festival é “Entrelaçar”, conceito inspirado no movimento original da natureza. Visualmente, ele foi traduzido nas linhas encontradas na natureza e na atividade humana, como o DNA, as raízes das árvores e os circuitos eletrônicos, representando passado, presente e futuro.
A Praça Olímpica, no centro da cidade, receberá shows de Geraldo Azevedo (21/07), ADL convida Marechal e MV Bill (22/07), Vanessa da Mata (23/07), Xande de Pilares (28/07), Marcelo Falcão (29/07) e Jota Quest (30/07), sempre a partir das 20h. E ainda abrigará apresentações circenses da trupe “Choque Rosa” (21/07) e “Nosso Grande Espetáculo” (29/07), ambos às 15h, e de dança com o grupo “Couraça” (21/07, às 14h). Pertinho dalí, a Calçada da Fama receberá, às 10h, a intervenção de artes cênicas “Brincantes – Efeito Colateral” (21/07) e a “Fanfarra Clownesca” (28/07).
A Praça da Matriz de Santa Teresa, também no Centro, abrigará a instalação de artes visuais Okará-Xirê, no período de 14 a 30/07, das 09h às 21h. A unidade Sesc de Teresópolis também contará com atrações: o palco do teatro receberá, às 19h30, as peças “Eu Amarelo”, com Cida Moreno (14/07); “A Lista”, com Lilia Cabral (22/07); e “Eu de Você”, com Denise Fraga (29/07), além do espetáculo “Karaíba” (27/07) e do show poético de Zélia Duncan (26/07).
O local ainda vai abrigar outras atividades artísticas, como oficina de audiovisual com Paulinho Sacramento (19/07, das 14h às 17h, na Sala Polivalente); Encontro de Contadores de História (29/07, das 13h às 17h, no Espaço Multicultural); e instalação audiovisual “Nós somos pássaros que andam”, de Glicéria Tupinambá (até 30/07, das 09h às 21h, na Sala de Vídeo).
A programação gratuita ou a preços populares do Festival Sesc de Inverno pode ser conferida no site www.festivalsescdeinverno.com.br No site também serão disponibilizados os ingressos para venda e retirada, além da divulgação de outras novidades sobre a programação.
Igor Edelstein, presidente do Sincomércio
Destacando a importância das unidades Hotel Sesc e Senac em Teresópolis, o presidente do Sincomércio, Igor Edelstein, lembrou que os shows gratuitos que põem Teresópolis no epicentro da cultura. “Fico muito feliz de trazer pela vigésima primeira vez o festival para a cidade. Agradeço a diretoria do Sesc, ao presidente Antônio Florencio de Queiroz Junior, que faz um trabalho magnífico a frente da Fecomércio, e olha com muito carinho para Teresópolis, até porque ele tem residência na cidade. Convido todos para conhecer a programação imperdível. Vale a pena!”
Felipe Coelho, presidente da Aciat
“Emblemático e importantíssimo para a cidade, região, estado e país, estamos cheios de satisfação”. Assim definiu o Festival Sesc de Inverno o presidente da ACIAT, Felipe Coelho, lembrando que o festival aumenta o fluxo de turistas, traz diversão e entretenimento para a população.
Vinicius Claussen, prefeito
“O presidente da Fecomércio, Antônio Florencio de Queiroz, é um teresopolitano apaixonado pela cidade, e a ele agradecemos pela grandeza do festival. E esse ano o festival veio com tudo nas atrações, como o Jota Quest, Marcelo Falcão, Vanessa da Mata entre outras atrações que vão compor o Festival”, disse o prefeito Vinícius Claussen, que destacou a “Estação Inverno”, um grande projeto de divulgação turística que a secretária de Turismo, Beth Mazi vem movimentando e organizando. “A expectativa é de um inverno de casa cheia, hotelaria bombando, serviços e gastronomia. Teresópolis está cada dia mais bela e pronta para receber bem os turistas, e a gente sabe, tem dinheiro novo, gera emprego, gera renda, então para a economia da cidade é fundamental. Fica aqui meu agradecimento ao Sesc e Fecomércio”.
Elcio Féo, presidente da CDL
“Nós já estamos acompanhando o Festival do Sesc tem alguns anos, e a gente sabe da sua importância para a cidade, porque movimenta a economia e traz divertimento para o povo teresopolitano. Sempre apoiamos todos esses eventos que vem para a nossa cidade, porque são muito importantes para o CDL, Sincomércio e ACIAT”, disse o presidente Elcio Feo, da CDL,
Leandro Trindade, do SESC
Coordenador administrativo do Sesc Teresópolis, Leandro Trindade informou sobre a compra de ingressos para as atrações do Festival de Inverno que começaram nesta terça-feira, tirando algumas dúvidas para O DIÁRIO. “Vocês podem adquirir o ingresso adquirir presencialmente através do setor de atendimento do Sesc Teresópolis ou pelo site www.festivalsescdeinverno.com.br. O valor do ingresso popular será de R$ 10,00 e R$ 5,00 a meia-entrada para os casos previstos em lei e estendida a professores, em qualquer nível e território de atuação, Projeto Mesa Brasil e classe artística, mediante apresentação de registro profissional. Associados Sesc e PCG terão gratuidade. As vendas seguirão ao longo do dia ou até esgotarem os ingressos. Será permitida a venda de dois ingressos por CPF.
Julianna Sattler, Coordenadora
“Nós estamos com programação recorde esse ano. São 93 atrações no total, 6 shows nacionais na Praça Olímpica e mais um monte de atrações. Vamos ter peças teatrais, programações de dança e circo, para toda a família! Além disso teremos recreação para as crianças na Praça Olímpica”, informou a coordenadora técnica da unidade Sesc Teresópolis, que destacou a abertura da exposição na unidade Sesc Teresópolis, a partir do dia 13 de julho, esta quinta-feira, que será ampliada para a praça Santa Teresa.
Vânia Badinni, presidente do Polo Gastronômico
Para falar um pouco sobre a gastronomia teresopolitana, a Carol Duarte entrevistou a
Presidente do Polo Gastronômico, Vânia Badinni lembrou da satisfação de estar prestigiando o Festival. “Esse ano o Festival de Inverno está recheado de eventos, espetáculos, shows e isso também traz turistas para a cidade, o que fortalece a economia, turismo e gastronomia da nossa cidade. Tudo isso é muito bom”.
Beth Mazzi, secretária de Turismo
“A cultura move o turismo e o combustível são esses shows, de uma importância enorme. Contar com esses eventos no calendário é muito bom, pois traz uma quantidade muito grande de pessoas para a cidade. Além de cumprir uma função pra lá de importante, que é oferecer essa cultura gratuita de qualidade e inspiracional. Sem dúvida alguma, esses dois pontos são fundamentais”.
Fabiano Latini, secretário de Fazenda
“Primeiro vou dar parabéns para o Sesc, 21° evento do Festival de Inverno em nossa cidade. Depois da pandemia, os números da hotelaria vem só aumentando, isso demonstra a força da cidade. Nós temos mais leitos que Petrópolis, o que mostra a relevância da nossa rede. O Festival vai movimentar toda a hotelaria e a gastronomia da cidade, e isso indiretamente reflete na economia do município, beneficiando a todos”.
Alex Soliva, Comandante do 30º BPM
“Nós já temos todo o policiamento planejado, para de fato não só trazer uma sensação de segurança para sociedade, mas efetiva segurança”, disse o Coronel Soliva, do 30º BPM, sobre a segurança da cidade no período do Festival. No estado, entre as cidades acima de 100 mil habitantes, Teresópolis é a mais segura, e está em sétima colocação no Brasil. Então de fato as pessoas podem vir se divertir”.