Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

LEÃO SOLIDÁRIO EM TERESÓPOLIS: Parte do Imposto de Renda pode ser convertida em benefícios para programas sociais

Iniciativa destina parcela do recurso para os fundos municipais da criança e do adolescente e do idoso

Maria Eduarda Maia

Com parte da declaração do Imposto de Renda é possível contribuir com a nossa cidade e beneficiar diretamente aqueles que mais precisam. Esta é a proposta do projeto Leão Solidário, que destina parcela do recurso para instituições sem fins lucrativos que atuam no cuidado de jovens e idosos de Teresópolis. A apresentação da iniciativa ocorreu recentemente no auditório da Alterdata, reunindo o poder público, executivo, judiciário e legislativo, sociedade civil, contadores, empresários e entidades. “A importância desse projeto é que ao invés do imposto ir diretamente para a União, parte dele pode ficar sim aqui na nossa cidade dentro do conselho do fundo do idoso ou da criança e do adolescente. Esse recurso vira projetos para a cultura e assistência, beneficiando realmente aqueles que mais precisam por meio das entidades”, explicou a contadora Paloma Furtado, que também é tesoureira da Associação de Profissionais Contábeis de Teresópolis (APCT). Dessa forma, com apenas 6% do seu imposto de renda, é possível fazer a diferença, fortalecendo projetos sociais, sendo 3% destinado para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e os outros 3% para o Fundo Municipal do Idoso.

“Essa ação não gera nenhum custo para a pessoa, ela não precisa pagar nada além do que deveria”, ressaltou Franciso Melo, frisando que, ao realizar tal destinação, o contribuinte não é prejudicado. Foto: Maria Eduarda Maia

Como destinar parte do recurso
Transformar uma parcela declaração de renda em um ato de solidariedade acontece de forma bem simples e prática, como pontuou o contador e vice-presidente da APCT, Francisco Melo Jr: “É através da declaração do imposto de renda da pessoa física no modelo completo. De forma bem objetiva, a própria declaração, quando estiver preenchendo, já fornece esse cálculo para você, não precisando se preocupar em como calcular essa diferença, que o próprio sistema já dispõe a opção de quanto você pode destinar”.
Além disso, Francisco também frisou que, ao realizar tal destinação, o contribuinte não é prejudicado. “Essa ação não gera nenhum custo para a pessoa, ela não precisa pagar nada além do que deveria”, ressaltou. Este importante e solidário gesto pode ser realizado até o dia 30 de maio, data do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda.

“Parte dele pode ficar sim aqui na nossa cidade, beneficiando realmente aqueles que mais precisam por meio das entidades”, explicou a contadora Paloma Furtado. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Importância de um especialista
A participação de um profissional da contabilidade durante o processo da declaração do Imposto de Renda, também abrangendo a questão da destinação do recurso para o Leão Solidário, é de extrema importância para a elucidação de dúvidas e questões do contribuinte. “A nossa participação é importante para ajudar o contribuinte a entender como que ele pode fazer isso e tranquilizá-lo porque o mesmo não precisa se preocupar, visto que não terá problema algum com a fiscalização e com a Receita Federal por conta dessa destinação, por isso que ela é bem simples e prática, fazendo pelo próprio sistema”, afirmou o contador Francisco Melo.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Confira as alterações no trânsito: II Corrida de Rua pela Conscientização do Autismo neste domingo

Obras de escolas fechadas há anos são retomadas em Teresópolis

Trilha 360, um caminho para conhecer melhor a Serra dos Órgãos

Domingão Zera Fila: quarta edição acontece neste domingo em Teresópolis

LEÃO SOLIDÁRIO EM TERESÓPOLIS: Parte do Imposto de Renda pode ser convertida em benefícios para programas sociais

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE