Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Lei Lippi de incentivo ao esporte

Radialista que desde maio dá nome à quadra esportiva do Pedrão faria 78 anos neste domingo, 5

Wanderley Peres

Lei do vereador Marcos Rangel, publicada em DO na última semana, institui em Teresópolis o “Programa Municipal José Carlos Lippi de Apoio ao Esporte”, a ser fomentado pela Secretaria de Esportes e Lazer, com os objetivos de desenvolver o esporte amador e comunitário através de financiamento de projetos de criação de escolinhas e centros de treinamentos das mais diversas modalidades esportivas. 
Embora esteja dependente do gabinete do prefeito, que precisará avaliar a conveniência e oportunidade dos projetos apresentados, desnecessariamente atrelado à vontade política, portanto, são sempre bem vindas as propostas de fomento à prática e ao desenvolvimento do esporte entre crianças e esse projeto prevê ainda o apoio à realização de Palestras, Clínicas e Workshops que tenham como objetivo a troca de experiências e conhecimentos de novas técnicas, apoio a iniciativas que tenham como objetivos a especialização, nas áreas do conhecimento aplicadas ao esporte, de árbitros, técnicos, profissionais da área de educação física e outros profissionais de áreas afins, além de financiamento de construção e reforma de praças esportivas, incentivo ao desenvolvimento do esporte profissional e de rendimento através de patrocínio de equipes e atletas profissionais que participem de competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais, concessão de bolsas de especialização para atletas e treinadores, financiamento de viagens de atletas em competições, apoio à realização de competições no âmbito municipal; apoio a iniciativas que tenham como objetivo colocar Teresópolis no circuito das competições estaduais, nacionais e internacionais. Numa cidade com tantas desigualdades e de grande risco para os jovens, o incentivo ao esporte entre crianças e adolescentes, bem como os idosos e portadores de necessidades especiais, esse programa merece ser comemorado provocar o interesse da população pela prática habitual de esportes e o apoio à realização de competições amadoras. 
Para obtenção de financiamento de projetos com recursos do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, os interessados deverão apresentar projeto à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, indicando um responsável técnico com registro no Conselho Regional de Educação Física e explicitando objetivos, recursos financeiros e humanos envolvidos, para fim de fixação do valor do incentivo e fiscalização posterior.  Aprovados e executados, os programas deverão ser informados a aplicação dos recursos em 60 dias após o recebimento do recurso, cabendo sanções penais a não comprovação.
A lei prevê ainda que atletas, equipes, competições e demais projetos beneficiados divulguem o apoio institucional da Prefeitura de Teresópolis; que deve haver transparência na documentação apresentada; e que a Secretaria de Esportes prestar contas das receitas e despesas, anualmente, à Câmara Municipal, após análise da secretaria de Controle Interno.

A placa do Lippi na quadra do Pedrão
 
Nascido em 1943, num dia 5 de dezembro, faria 78 anos neste domingo o desportista e homem de rádio José Carlos Lippi, que nos deixou em setembro do ano passado, também num dia 5. E na manhã deste domingo o Lippi foi homenageado com evento no Pedrão, tornando pública homenagem aprovada por unanimidade na Câmara Municipal. De autoria do vereador Raimundo Amorim, a lei que dá o nome de “Quadra Poliesportiva Jornalista José Carlos Lippi” à quadra do ginásio poliesportivo Pedro Jahara foi aprovada em fevereiro de 2021 e sancionada em maio pelo prefeito Vinicius Claussen que, ignorando o princípio da impessoalidade – como vem fazendo, ao inaugurar placa com seu nome por conta da pintura da Casa de Cultura Adolpho Bloch –  fez placa, também, para inaugurar o feito, onde aparecem ainda os nomes do vice-prefeito Ari Boulanger e do secretário de Esportes, Gustavo Lopes.

Para marcar a “inauguração da placa” teve jogo amistoso de futsal feminino entre o ‘Teresópolis’ e o ‘Point dos Amigos’, participando do evento festivo o Vice-Prefeito Dr. Ari; o secretário de Esporte e Lazer, Gustavo Lopes; os vereadores Erika Marra, Dr. Amorim, Amós Laurindo, Elias Maia, Fidel Faria, João Miguel, Leonardo Vasconcellos, Luciano Santos, Mauricio Lopes, Marcos Rangel, Paulinho Nogueira e Teco Despachante e o ex-deputado Nilton Salomão.

José Carlos Lippi teve toda uma vida dedicada ao esporte, como atleta, dirigente, treinador e cronista esportivo. Foi atleta de futebol, sendo campeão por inúmeros clubes. Apontado como o melhor zagueiro de todos os tempos em nosso futebol, Lippi foi treinador do Teresópolis e da seleção teresopolitana de futebol. Foi vice-presidente da Liga Teresopolitana de Desportos, assumindo por algum tempo a presidência. Radialista e comentarista esportivo, há muitos anos presta serviços ao esporte como Cronista Esportivo, passando pela Rádio Teresópolis, Rádio Geração 2000, Teresópolis Jornal, Gazeta de Teresópolis e tevê Cidade. É um dos fundadores do jornal O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS, agraciado com o prêmio Diário 10 Anos, em 1998 pela sua atuação na imprensa.
Participou da fundação do Comitê de Imprensa de Teresópolis, da reformulação da Associação Teresopolitana de Imprensa e recebeu o Troféu Bola de Ouro, o título Benemérito da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e a Medalha George March. Recebeu também, o título de Personalidade Negra do Estado do Rio e diversas outras homenagens. 

Tags

Compartilhe:

Edição 17/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

P2 prende traficante que deixou esposa ir para cadeia no seu lugar

Albuquerque: manilhas usadas em obra da PMT foram compradas por moradores

Mulher que levou idoso morto a banco segue presa e alega inocência

CMEI fica às escuras e mais de 300 estudantes sem aula, no Parque Ermitage

Escola de Belas Artes da UFRJ com exposição em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE