Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Lei Seca lança aplicativo para crianças

Ferramenta ensina de forma lúdica sobre a segurança no trânsito

 
O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou o aplicativo do Soprinho, personagem infantil da Operação Lei Seca. Disponível gratuitamente na plataforma Android, o aplicativo tem o objetivo de fazer com que crianças, de 7 a 12 anos, aprendam com o “Soprinho e seus amigos” como deixar o trânsito mais seguro. O coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade, reforça frequentemente que a ação tem importância fundamental no papel de provocar mudança de comportamento na sociedade, seja através das ações diárias de fiscalização e da educação. – Com o aplicativo do Soprinho, queremos alcançar ainda mais o público infantil. Com a linguagem digital que as crianças dominam, elas poderão tomar cada vez mais consciência da importância dos cuidados no trânsito, e serão, certamente, importantes agentes transformadores da realidade que mata e fere milhares de pessoas no trânsito brasileiro todos os dias – explicou o coordenador da Operação Lei Seca.
 O desenhista Daniel Azulay, criador do personagem, esteve no lançamento do aplicativo, na Escola Municipal Anne Frank, em Laranjeiras. – O personagem soprinho aborda de forma lúdica, afetiva e divertida a questão da segurança no trânsito. O contato com essa importante realidade desde cedo é muito importante para as crianças que criam a consciência sobre o perigo de beber e dirigir e consequentemente conscientizam seus pais dentro de casa. É uma honra fazer parte desse projeto de extrema relevância – disse Azulay.
 
Passatempos incentivam crianças
 Através de passatempos divertidos, como jogo da memória, caça-palavras e quebra-cabeça, as crianças poderão aprender como deixar o trânsito mais seguro e se tornarão Agentes Júnior da Lei Seca. Elas têm seus conhecimentos testados em um quiz com perguntas sobre o universo do trânsito e passarão a ser Agentes Júnior identificados com uma carteirinha virtual. Outro passo importante para se tornar Agente Júnior da Lei Seca é realizar um checklist para inspecionar o carro antes de viajar. Além disso, o gibi do Soprinho também estará disponível na forma digitalizada para a leitura da criançada.
Os quadrinhos “Soprinho e seus Amigos” contam a história de Pedrinho e sua turma em seu primeiro contato com o personagem Soprinho, que é a figura de um bafômetro. O gibi contém informações sobre o risco da mistura álcool e direção. Rita de Oliveira, mãe de Alex Samuel, de 10 anos, aprovou o aplicativo. -Meu filho entendeu a importância de beber e não dirigir – disse Rita.
 
Vidas preservadas
A Operação Lei Seca fiscaliza motoristas para evitar acidentes de trânsito há 9 anos. E, desde então, o número de pessoas alcoolizadas flagradas ao volante vem caindo gradualmente: de  7,9% para 4,3%. Além das fiscalizações, são realizadas ações educativas e palestras em escolas, universidades e empresas. Desde o início da Operação Lei Seca, foram realizadas mais de 21 mil ações de fiscalização por todo o estado e mais de três milhões de motoristas foram abordados.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 30/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia prende homicida que tentou explodir a casa da ex-companheira em Teresópolis

POLÍCIA APURA HISTÓRICO DE PARTICIPAÇÃO EM ‘RACHAS’: Delegado fala sobre a investigação do crime

Problemas no atendimento da Enel em Teresópolis são discutidos na Câmara

Teresópolis promove primeiro encontro do Trade Turístico no município

PARNASO será palco do 1º Festival de Cinema Ambiental e de Montanhas de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE