Empossado nesta quarta-feira, 1º de janeiro, para o mandato 2025/2028, junto com a Vice-prefeita, Dra. Afaf Ribeiro (DC), o Prefeito de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos (União), anunciou um pacote de atos oficiais, marcando o início de sua gestão. Por meio da mensagem do decreto 6.347/2025, foi lançado o programa Vai de Ônibus, de democratização do transporte coletivo, e que reduz o valor da tarifa de ônibus dos atuais R$ 5,30 para R$ 4,90 já a partir de segunda-feira, dia 6 de janeiro.
Também foi instituído o programa Domingão Tarifa Zero com transporte coletivo municipal gratuito para toda a população a partir do próximo domingo, 5 de janeiro, e feito o lançamento do aplicativo Vai de Ônibus, já disponível para dispositivos Android e IOS e por meio do qual o usuário poderá acompanhar em tempo real a localização das linhas de ônibus em operação no município.
“Os teresopolitanos podem esperar um governo de gente para cuidar de gente! Vamos sonhar e realizar, reconstruir as escolas que estão fechadas, realizar concurso público, vamos baixar a tarifa de ônibus e, aos domingos, o ônibus será gratuito. Vamos fazer o nosso hospital público. Mas, pra isso, precisamos de muita austeridade e contar com os contribuintes. Com a união de todos vamos fazer Teresópolis voltar a estar acima de tudo. Estou muito honrado, pois me foi entregue o maior desafio da minha vida. Mas, tenho certeza de que, com a força de Deus e a união da nossa cidade vamos vencer os desafios e entregar uma Teresópolis muito melhor do que encontramos”, assegurou o Prefeito Leonardo Vasconcellos, acompanhado da Primeira-dama, Claudia Soares.
Mobilidade urbana: Cumprindo um de seus principais compromissos assumidos durante a campanha, Leonardo Vasconcellos assinou um protocolo de intenções para Acordo de Cooperação Técnica junto à Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (SEMOVE), visando à elaboração do primeiro Plano de Mobilidade Urbana de Teresópolis. O objetivo é realizar estudos para identificar os principais gargalos viários que comprometem a fluidez do trânsito e propor intervenções emergenciais para mitigar os problemas mais críticos, com o desenvolvimento de ações a curto, médio e longo prazos.
Concurso, auditoria e reforma administrativa : Outras ordens executivas anunciadas foram a instauração de auditorias em contas, processos e atos da administração pública, conforme previsto em seu Plano de Governo; a reorganização da estrutura administrativa da Prefeitura, passo inicial para a futura reforma administrativa, sem alterar custos; e a criação de grupo de trabalho para elaboração de estudos voltados para a realização de concurso público, a fim de recompor o quadro efetivo da administração pública e equilibrar as contas do Instituto de Previdência Municipal.
Proibição de medições aéreas para reajuste do IPTU : A partir de janeiro de 2025, fica proibido o reajuste do valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) baseado exclusivamente por drones ou tecnologias semelhantes.
O Prefeito: Aos 40 anos de idade, o teresopolitano José Leonardo Vasconcellos de Andrade é formado em Administração, com pós-graduação em Gestão Pública. Foi professor em Segurança e Saúde do Trabalhador no Senac (2004/2015), assessor parlamentar, diretor geral da Câmara Municipal de Teresópolis (2009/2012), secretário municipal de Educação (2012/2015) e secretário municipal de Governo e Coordenação interino (2014/2015) na Prefeitura de Teresópolis . Foi vereador por dois mandatos (2017/2020 e 2021/2024) e presidente da Câmara Municipal.
A Vice-prefeita: Nascida em Campos dos Goytacazes(RJ), a médica Afaf Francis Ribeiro tem 67 anos. Vice-prefeita de Teresópolis por duas vezes (1997/2000 e 2005/2008), foi a primeira e única prefeita da cidade (1999), quando assumiu cargo por seis meses. É casada com o médico Luiz Ribeiro, que foi Vereador por duas vezes (1988/1991 e 1992/1994), Deputado Estadual (1995/1998) e Deputado Federal (1999/2003).
Secretários municipais: O Prefeito Leonardo Vasconcellos deu posse aos secretários que vão compor sua equipe de governo, profissionais experientes em diversas áreas e prontos para atender os desafios do município. Falta apenas definir quem serão os titulares das secretarias municipais de Direitos da Mulher e de Esporte e Lazer.
Administração: Karina de Freitas Bronzo. Bacharel em Direito, técnica em processamento de dados e Pós-Graduada em finanças públicas pela Universidade Candido Mendes. No serviço público ocupou os cargos de Gerente de Informática e Gerente Administrativo e Financeiro na Secretaria Municipal de Trânsito e Serviços Públicos, Diretora Administrativa e financeira na Empresa Municipal de Limpeza Urbana e Gerente de Planejamento da Secretaria Municipal de Despesa e Planejamento de Nova Iguaçu. Foi auditora do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), Assessora da Presidência da Companhia Estadual de Habitação do Estado do Rio de Janeiro, Diretora Geral de Administração e Finanças da Secretaria de Habitação do Estado do Rio de Janeiro e Secretária Municipal de Serviços, Segurança e Ordem Pública de Petrópolis. Atuou como assessora nas Secretarias de Estado de Ação Comunitária e Juventude e de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro.
Agricultura: José Francisco de Resende Cortázio. Empresário com ampla atuação nos ramos de terraplanagem e pavimentação, José Francisco de Resende Cortázio também é consultor autônomo nessas áreas. No setor público, já ocupou o cargo de Secretário Municipal de Agricultura na Prefeitura de Teresópolis, trazendo sua experiência técnica e prática para o desenvolvimento do setor agrícola no município.
Assistência Social e Direitos Humanos: Julieta Fares Francis Pampillon. Graduada em Ciências Contábeis, Julieta Fares Francis Pampillon é empresária com experiência nos setores de vestuário, administração de imóveis e gestão na área da construção civil.
Ciência e Tecnologia e interino de Governo e Coordenação: André Muniz Pinto. Bacharel em Comunicação Social, André Muniz é pós-graduado em Marketing Empresarial pela Universidade Federal Fluminense e especialista em Marketing Estratégico. No setor privado, atua como redator publicitário, diretor de criação e diretor técnico em eventos corporativos de grande porte. Já no setor público, desempenhou funções como Subsecretário de Comunicação e Subsecretário de Turismo em Teresópolis, além de Subsecretário de Receita e Secretário Municipal de Fazenda em Guapimirim e Chefe da Fiscalização Tributária em Magé.
Controle Interno interino: Filipe da Silva Lima. Advogado e contador graduado pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), tem pós-graduação em Direito Civil pela Universidade Candido Mendes. Foi subsecretário de Atenção à Saúde na Prefeitura de Itaboraí, exerceu o cargo de contador na Prefeitura de Guapimirim e foi presidente do Fundo Municipal de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis.
Cultura: Wanderley Peres. Jornalista, escritor e historiador. Mantenedor do projeto Pró-Memória Teresópolis, foi secretário de Cultura por dois períodos, quando implantou programas voltados à cultura popular e o patrimônio histórico, e atuou fortemente junto ao Fórum Municipal de Cultura para a conquista do CPF da Cultura, com a criação do Conselho de Políticas Culturais.
Defesa Civil: Tenente-coronel Mariana Antunes. Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Mariana Antunes é bacharel em Direito e possui MBA Executivo em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, além de especialização em Gerenciamento de Desastres e Proteção e Defesa Civil. Sua trajetória inclui cargos de destaque como Subcomandante do 2º e 19º Grupamentos de Bombeiro Militar, Ajudante de Ordem do Secretário de Estado de Defesa Civil, Diretora Geral de Diversões Públicas do CBMERJ e Subcoordenadora da Regional de Defesa Civil Estadual da Região Serrana.
Educação: Carla Rabello Ferreira. Com 33 anos de experiência como professora concursada na rede pública municipal, Carla Rabelo Ferreira é licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professora Nair Fortes Abu-Merhy (MG). Possui pós-graduação em Psicopedagogia Educacional e Clínica, além de Ciências da Religião, ambas pela Universidade Candido Mendes. No setor público, atuou como coordenadora pedagógica, diretora de unidade escolar e Diretora do Departamento de Educação da Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis.
Fazenda: Dr. André Luiz de Oliveira Soares. Advogado, pós-graduado em Direito Tributário. No setor público ocupou os cargos de Subsecretário Municipal de Fazenda na Prefeitura de Magé, Secretário Municipal de Fazenda na Prefeitura de Areal, Secretário Municipal de Fazenda e Secretário Municipal de Planejamento na Prefeitura de Teresópolis. Secretário Municipal de Fazenda na Prefeitura de Guapimirim, Subsecretário Municipal de Fazenda e Secretário Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão na Prefeitura de Volta Redonda.
Fiscalização de Obras: Matheus Lauand Zeghir. Graduado em Engenharia de Produção, Matheus Lauand Zeghir é especializado em Análise de Planejamento Financeiro e Gestão de Equipes Multidisciplinares. No setor privado, destacou-se como Diretor Administrativo de uma clínica médica multidisciplinar, acumulando experiência em gestão estratégica e operacional.
Meio Ambiente: Coronel Leonardo de Almeida Maia. Coronel da Polícia Militar e perito criminal, Leonardo de Almeida Maia é bacharel em Direito, em Segurança Pública e Formação de Oficiais pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduado em Biodiversidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui ampla experiência em gestão ambiental. No setor público, ocupou cargos de destaque, como Coordenador de Combate a Crimes Ambientais na Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Corregedor do Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA) e Assessor Especial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
Obras e Serviços Públicos: Edmar Ramos da Silva. Empreendedor do ramo da construção civil. No setor público, ocupou os cargos de Chefe de Viaturas da Câmara Municipal de Teresópolis, Presidente da Comissão Provisória das Obras de Reforma da Câmara de Vereadores de Teresópolis e Diretor Geral do Poder Legislativo da Câmara Municipal de Vereadores de Teresópolis.
Planejamento: Maria Andrea Miguens Guarilha. Arquiteta e servidora pública aposentada da Prefeitura de Teresópolis, Andrea Miguens possui ampla experiência na administração pública. Já atuou como Diretora de Departamento, Subsecretária de Planejamento e Habitação, além de Secretária Municipal de Obras e Planejamento.
Procuradoria-Geral: Dr. Geraldo Menezes de Almeida. Advogado com pós-graduação em Direito Individual e Coletivo do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá e mestre em Direito Empresarial pela UNIG, Dr. Geraldo tem ampla experiência acadêmica, tendo lecionado na UNIGRANRIO e na pós-graduação da Universidade Candido Mendes. Foi Presidente da Segunda Subseção da OAB de Duque de Caxias e possui vasta trajetória no setor público, onde atuou como Procurador Municipal Chefe em diversas áreas, Presidente da Junta de Recursos Fiscais, Chefe de Gabinete, Subsecretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico em Duque de Caxias e Secretário de Administração em Teresópolis. Atualmente é Procurador Municipal aposentado.
Projetos Especiais: Marcelo Leôncio Vieira. Empresário com graduação em Gestão Pública e especialização em Gestão de Projetos, Marcelo Leôncio possui experiência tanto no setor privado, onde atuou como administrador pleno e gerente de projetos, quanto no setor público. Já ocupou os cargos de Chefe de Gabinete na Prefeitura de Teresópolis, além de Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e na Câmara Federal.
Saúde: Dr. Fábio Romero Gallote de Albuquerque. Médico pelo UNIFESO e fisioterapeuta pela Faculdade Integrada do Recife, Dr. Fábio é pós-graduado em Medicina Intensiva pela AMIB e possui diversas especializações, incluindo Terapia Manual, Fisioterapia Cardiorrespiratória, Gestão em Saúde, Assistência Ventilatória Mecânica e Gestão Pública pela FGV. Com ampla experiência no setor público, foi Diretor Médico Intensivista no Hospital Municipal Albert Schweitzer, Secretário Municipal de Saúde em Caetés (PE) e Subsecretário de Saúde em Cabo Frio (RJ). Além disso, atuou como médico em várias cidades do Rio de Janeiro, incluindo Teresópolis, Carmo, Magé, Niterói e São Gonçalo.
Segurança Pública: Sérgio Mauro Louzada Fares. Bacharel em Direito pelo UNIFESO e formação Superior em Gestão da Segurança Pública e Privada pela FMP. No setor privado, atuou como diretor geral de veículos de comunicação e âncora especializado nas editorias de comunidade, política e policial. No setor público, exerceu funções como Coordenador de Modalidade na Secretaria de Esportes de Teresópolis, Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Teresópolis, Subsecretário de Turismo de Guapimirim, Secretário de Assistência Social em Areal e Coordenador de Comunicação Social na Prefeitura de Guapimirim.
Trabalho, Emprego e Economia Solidária: Gilson Luiz Barbosa. Empresário do setor de construção civil com formação em Estudos Sociais. Já atuou como Secretário Municipal de Serviços Públicos e Secretário de Governo e Coordenação na Prefeitura de Teresópolis, contribuindo para a gestão e desenvolvimento estratégico da cidade.
Turismo: Janaina Bernardo da Motta Benedito Alves. Empresária dos setores de comunicação e turismo, Nina Benedito é comunicadora e idealizadora do projeto Tesouros da Serra. Formada em Licenciatura em Turismo pela UNI-RIO, é pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos e possui especializações em Tecnologia em Processos Gerenciais, Direito Social e Assessoria Jurídica Popular, além de formação técnica como Guia de Turismo. Com experiência como âncora na editoria de variedades e turismo, é também membro consultivo da Comissão de Turismo da OAB, contribuindo para o fortalecimento do setor turístico na região.