Wanderley Peres
Na tarde e noite do último sábado, 20, convenções de sete partidos definiram duas candidaturas a prefeito, duas de vice-prefeito, e mais de 150 candidaturas a vereador. Realizada entre 15 e 18h no colégio CEROM, no bairro São Pedro, que ficou com a quadra lotada e o entorno da escola tomado de partidários e seus apoiadores, o União definiu Leonardo Vasconcellos prefeito e Afaf Ribeiro vice-prefeito, e cerca de 110 vereadores. A outra confirmação de candidatura no sábado foi a dos partidos PP e Avante, coligação do ex-prefeito Tricano, no início da noite, depois das 18h, no antigo Bowling, na avenida Feliciano Sodré, próximo ao ginásio Pedrão, também com bom público, quando foi definido Tricano prefeito, Rico Portilho vice-prefeito e mais cerca de 40 candidatos a vereador.
Abriu a série de falas na convenção de Leonardo o presidente do União Brasil, deputado presidente da Alerj Rodrigo Barcellar, que observou necessidade de Teresópolis ter um prefeito que entenda as necessidades de seu povo, colocando-se à disposição do eleito na Assembleia Legislativa e junto ao governo do Estado. No vigor dos seus 40 anos e pouco, completados 41 no dia da eleição, em 6 de outubro próximo, Leonardo lembrou da sua disposição para realizar as conquistas que o povo precisa, de uma escola de melhor qualidade, porque já foi secretário de Educação; de uma saúde que não se pode pensar nela sem a construção de um hospital municipal; e de tantas outras demandas do povo que vem sendo ignoradas, colocando-se como a alternativa para a Prefeitura diante “do que é o ultrapassado e do que representa a continuidade do desgoverno que aí está”.
Antes de Leonardo, falaram os vereadores que concorrerão à reeleição, e foram citadas as caravanas dos partidos PDT, PRTB, DC, PMB e União Brasil, que apresentaram cerca de 110 nomes à Câmara Municipal. Depois da abertura de Barcellar e Leonardo, falaram os presidentes dos partidos coligados na majoritária, os candidatos a vereador dos partidos e diversas lideranças políticas.
Participaram do evento de Tricano prefeito e Rico Portilho vice os vereadores da coligação do ex-prefeito, André do Gás e o presidente do PP no município, Marcos Rangel; além da presidente do Avante, Thays Cabral, e ainda o deputado estadual André Corrêa, empolgado com a candidatura e figura de destaque na convenção que, além do anúncio de propostas para o governo, Tricano mostrou imagens das suas realizações no tempo em que foi prefeito, períodos que totalizam cerca de 11 anos de governo entre 1988 e 2018, lembranças que emocionaram os presentes, boa parte pessoal que já o acompanha na política ao longo desses trinta e seis anos.
Realizadas as convenções, quando os pretendentes à candidatura passam a ser tidos, oficialmente, como pré-candidatos, foram informadas à Justiça Eleitoral as nominatas dos partidos, e em 15 de agosto, dez dias depois de encerrado o prazo para as convenções partidárias, sendo informados pelo TRE os candidatos do pleito, todos poderão sair a campo, em busca do voto, a partir do dia seguinte, 16 de agosto. Até essa data, de início do período permitido da propaganda eleitoral geral, após o prazo de registro de candidaturas, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa. Esse período entre a convenção e o da confirmação do nome pelo TRE é o momento mais delicado para os candidatos, daí é bom todos ficarem atentos às regras eleitorais, porque acaba a condição de pré-candidato e não se está ainda definida a condição de candidato.
QUEM É LEONARDO
Filho de Geni de Vasconcellos de Andrade e Nildo Caetano de Andrade, nascido em Teresópolis no dia 06 de outubro de 1983, Leonardo Vasconcellos formado em Administração, com pós-graduação em Gestão pública. Foi professor em Segurança e saúde do trabalhador no Senac entre 2004 a 2015, diretor-geral da Câmara Municipal entre 2009 a 2012, secretário de Educação de 2012 a 2015 e secretário de governo interino entre 2014 e 2015. Presidente da Câmara Municipal desde 2018, foi eleito vereador em 2018, com 1763 votos, se reelegendo para o atual mandato com 1.101 votos. Candidato a deputado estadual em 2022, fez 26.570 votos, atualmente ocupando a primeira suplência da Assembleia Legislativa do Estado.
QUEM É TRICANO
Prefeito eleito a primeira vez 36 anos atrás, em 1988, com o construtor Robertinho Rocha de vice, Tricano voltou à Prefeitura em 1996 com a médica Afaf na chapa, batendo o ex-prefeito Celso Dalmaso e o novato Roberto Petto, que na disputa pela reeleição foi seu vice, em 2000. Ocupando o mandato o vice Petto, desde abril de 2003, Tricano apoiou a candidatura de Alvaro Menezes em 2004. Depois de ganhar três eleições, de 88, 96 e 2000, Tricano perdeu a eleição de 2008 para Jorge Mario, e o mais votado em 2012, assumiu a Prefeitura somente em janeiro de 2016, quando em outubro se reelegeu para o período 2017-2020, acumulando cinco eleições, já o prefeito eleito mais vezes em Teresópolis.