Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Linha Verde intensifica fiscalização contra balões

Campanha incentiva denúncias sobre crimes. Teresópolis já registrou sérios problemas

O Linha Verde, programa do Disque Denúncia do Rio de Janeiro específico para recebimento de denúncias sobre crimes ambientais, lançou a 27ª edição da campanha “Disque Balão”. A campanha é lançada todo ano em abril e se estende até o dia 15 de setembro. No ano de 2024, o Linha Verde cadastrou 192 denúncias envolvendo grupos de baloeiros, locais de comercialização, fabricação ou soltura de balões, 65% a mais do que no ano de 2023. Com auxílio dessas denúncias, o Comando de Polícia Ambiental apreendeu pelo menos 110 balões, além de mais de 300 materiais utilizados na confecção dos mesmos, como buchas, lanternas, bocas de balão e fogos de artifício. Em Teresópolis, nos últimos anos alguns problemas foram gerados pela prática criminosa. Em 2023, uma grande área do Parque Natural Municipal Montanhas, em Santa Rita, foi destruída. Em outros anos, balões atingiram residências e bandos criminosos invadiram os locais para tentar recuperar a estrutura.
É importante ressaltar que a polícia não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, por isso a denúncia é valiosa, permite que a polícia identifique com maior brevidade esses locais. Além disso, as informações auxiliam a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, o Comando de Polícia Ambiental, a Delegacia de Meio Ambiente e a Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais, no planejamento de operações contra balões não tripulados, Vale alertar ainda o próprio risco de o balão cair aceso em florestas, usinas, aeroportos e residências, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaçando o nosso meio ambiente e colocando a vidas em risco.
Com o lançamento da campanha “Disque Balão” o Disque Denúncia espera ajudar não somente a população, mas também às forças policiais nessa missão de conscientizar e mostrar os perigos dessa prática. Sabe-se que entre os meses de abril e junho são contabilizados os maiores casos, período em que se iniciam os preparativos em homenagem a São Jorge, comemorado no próximo dia 23, dia das mães e também festas juninas. O problema é ainda agravado pela menor umidade do ar no outono. Cabe ressaltar que a prática de soltar balões é crime (artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98). A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa, ou ainda ambas as penas cumulativamente.
A campanha “Disque Balão” foi criada no ano de 1999 pelo Disque Denúncia, com o objetivo de estimular a população a denunciar locais de comercialização de balões, prevenir e reprimir a ação de baloeiros e a realização de festivais e desde 2013 passou a integrar o bojo do programa Linha Verde. Ela serve principalmente para sensibilizar a população para os riscos que os balões geram para a conservação e preservação dos recursos ambientais e para a segurança humana.

Como denunciar
O programa Linha Verde, do Disque Denúncia, já recebeu em 2025, mais de 8 mil denúncias de crimes ambientais em todo o Estado do RJ. A população pode denunciar a prática de soltura de balões e outros crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

Dois anos atrás, um balão atingiu a rede elétrica no bairro do Panorama. Foto: Arquivo O Diário
Edição 22/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Metanoia Radical realiza ação social no Fischer em Teresópolis

Abril Verde: Saúde organiza evento especial para profissionais da área

Vacinação contra a gripe no Teresópolis Shopping

Linha Verde intensifica fiscalização contra balões

Cláudio Castro discute instalação de empresa chinesa de energia renovável no estado do Rio

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE