Com o auditório lotado no campus sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), alunos participaram de uma palestra com a dermatologista Dra. Katleen da Cruz Conceição, formada pela instituição e uma referência brasileira nos cuidados com a pele negra. O evento, que ocorreu na última quarta-feira (06), marcou o lançamento do novo trabalho dela, o livro “Dermatologia para pele negra”. O evento foi organizado pelo curso de Medicina em parceria com a Liga Acadêmica de Saúde Integral da População Negra (LASPNegra) e a Liga de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica. Criado há pouco mais de um ano, o grupo estudantil promove atividades que contribuam com um olhar especial à população negra. “Procuramos promover e potencializar dentro da instituição o debate destas questões e trazer a Dra. Katleen aqui, no Unifeso, é um sonho realizado por todos nós”, comentou o atual presidente da LASPNegra e aluno do quarto período de Medicina, Júlio Machado.
Formada em 1997, ela retorna à universidade pela primeira vez para compartilhar com os novos alunos todo o conhecimento e a experiência adquiridos ao longo da carreira como dermatologista. Ao tratar da pele negra, a Dra. Katleen da Cruz Conceição foi firme ao dizer que o racismo estrutural no Brasil é um dos fatores determinantes para a forma como a população negra é observada e cuidada em suas particularidades. “O que eu observei no cuidado da pele negra é que os médicos, de modo geral, cuidavam, mas não tinham aquele olhar tão peculiar ao ser humano sendo atendido. Dessa forma, o livro que lançamos vem auxiliar nesse olhar mais criterioso com a pele negra. E isso fará também com que outras especialidades olhem para a pele negra para também estudar as diferenças que temos tanto de pele quanto de outras funções”, explicou ela.
Lançamento do livro
Após o término da palestra, alunos e professores de Medicina também estiveram presentes no lançamento e autógrafo do livro “Dermatologia para pele negra”, na Biblioteca Central do Unifeso. Escrita em colaboração com outros colegas da área médica, a obra aborda as condições que afetam a pele negra e oferece normas para os cuidados e tratamentos que afetam essa parcela da população. “Buscamos contribuir com esse avanço, e espero que, em breve, tenhamos outros livros abordando esta temática”, comentou a Dra. Katleen da Cruz Conceição.