Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Livro, exposição, busto e sarau

Consulado Italiano promove, no Rio e em Teresópolis, série de eventos em homenagem ao bicentenário da Imperatriz Teresa Cristina

Consulado Italiano promove, no Rio e em Teresópolis, série de eventos em homenagem ao bicentenário da Imperatriz Teresa Cristina

Wanderley Peres

O Consulado-Geral da Itália no Rio de Janeiro promove, nos dias 14 e 16 de março, uma série de eventos para homenagear o bicentenário de nascimento da imperatriz Teresa Cristina. A programação inclui o lançamento de um livro para crianças, a abertura de uma exposição e a inauguração de um busto-monumento daquela que chegou a ser chamada de “mãe dos brasileiros”. Um sarau cultural, organizado pela secretaria municipal de Cultura, também ocorre em Teresópolis, no dia 16, às 19 horas, no Palácio Teresa Cristina, sede da Prefeitura, com exposição, música, palestra, dança e homenagem à Colônia Italiana. “Com estes eventos celebramos não só a memória da Imperatriz, mas também as relações e profundos laços históricos e culturais entre Itália e Brasil”, pontua o Cônsul Geral, Paolo Miraglia del Giudice.

“A Imperatriz e Filhos”, pintura a óleo de Ferdinand Krumholz, mostrando Leopoldina, Teresa Cristina, Pedro Afonso e Isabel, a família de Pedro II, em 1849.

As comemorações terão início no dia 14 de março, aniversário da Imperatriz. Pela manhã haverá a inauguração de um busto-monumento de Teresa Cristina, assinado pelo conhecido artista ítalo-brasileiro Gianguido Bonfanti. A obra será instalada na Praça Itália, localizada no cruzamento da Avenida Beira-Mar com a Avenida Presidente Antônio Carlos, no centro do Rio, que está passando por uma revitalização promovida pelo Consulado, em colaboração com a Prefeitura do Rio. À noite será inaugurada a exposição “Teresa Cristina em Construção” no Palácio Tiradentes, também no centro do Rio, e que ficará aberta ao público até 8 de abril. Durante a exposição, os visitantes poderão admirar os figurinos e parte da cenografia da novela “Nos Tempos do Imperador”, fornecida pela TV Globo, e conhecer a atuação da Imperatriz no campo da arqueologia.

Dando continuidade às comemorações, ainda no Rio de Janeiro, será lançado no dia 16 de março o livro infantil ilustrado “A Cidade de Teresa”, da professora Ana Maria de Andrade, com textos em português e italiano. O lançamento será no Colégio Estadual Rodrigo Otávio Filho, em Vaz Lobo, Zona Norte da capital fluminense. No mesmo dia, às 19h, será realizado o Sarau Artístico Cultural de Teresópolis, no Palácio Teresa Cristina, com homenagem ao Cônsul Paolo Miraglia del Giudice e à escritora Ana Maria de Andrade. Durante o evento, será entregue a medalha Teresa Cristina, um reconhecimento da prefeitura àqueles que se destacam no desenvolvimento social, econômico e cultural do município.

Livro será lançado na segunda-feira, 14, em comemoração ao bicentenário da Imperatriz Teresa Cristina

Edição bilíngue do livro infantil “A cidade de Teresa”

A Cidade de Teresa é o primeiro livro infantil publicado no Brasil que conta a história da Imperatriz para crianças pequenas. Foi lançado em 2020, em formato e-book, a partir do desejo da autora em tornar conhecida a vida da rainha silenciada pelos livros de História e da necessidade de oferecer às escolas livros digitais de literatura infantil para a elaboração de projetos de leitura durante o período da pandemia. A edição comemorativa do bicentenário de Teresa Cristina traz texto bilíngue em Português e Italiano e terá 10 mil exemplares distribuídos gratuitamente para escolas das redes públicas do Rio de Janeiro e de Teresópolis. A Imperatriz, que nasceu em Nápoles, no Reino das Duas Sicílias, hoje território italiano,
tornou-se a “Mãe dos Brasileiros” por sua simplicidade e generosidade. Além de contar a história de Teresa Cristina, o livro destaca sua importância para o desenvolvimento da Educação, das Artes e da Cultura no Brasil, assim como a sua influência em decisões importantes durante o Segundo Reinado – época em que mulheres não tinham permissão para ter voz ativa ou ocupar espaços de poder. Com narrativa simples e rimada, a obra se direciona aos leitores das séries iniciais do Ensino Fundamental e foi ilustrado com pinturas e gravuras de artistas do século XIX, entre eles Eliseu Visconti, Debret, Taunay e Rugendas, além de fotomontagens da autora.

Em fevereiro deste ano, foi realizado o pré-lançamento do livro em Petrópolis, em parceria com a livraria Nobel, na Casa da Princesa Isabel, aberta pela primeira vez para visitação pública. O evento ocorreu junto à mostra “Coragem e Fé”, que conta a história da Cidade Imperial. A varanda da casa foi o local onde a Família Real posou para sua última foto no Brasil, que ilustra com destaque uma das páginas de A cidade de Teresa.

Membro da Academia Tresopolitana de Letras, a escritora e ilustradora criou o selo Ama Leitura.

Além da edição especial bilíngue, a versão em Português está disponível no formato físico em livrarias ou em e-book com download gratuito no site www.anamariadeandrade.com. Para as crianças leitoras iniciantes, a autora disponibilizou a história em vídeo, com animação e narração no seu canal do YouTube. Já para os professores, A cidade de Teresa acompanha o Guia do Educador com diversas sugestões de atividades para serem desenvolvidas após a leitura. E para prestigiar as autoridades presentes durante os eventos comemorativos dos 200 anos de nascimento da Imperatriz Teresa Cristina, o Consulado-Geral da Itália preparou uma edição luxo, com formato diferenciado e encadernação em capa dura. Para aqueles que desejarem adquirir o livro na versão Português, está disponível nas livrarias da cidade (Littera/ 2° piso Shopping Teresópolis e Clube Cultural/ Sobreloja Shopping Várzea). Em Petrópolis, Livraria Nobel.

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE