Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Lixão clandestino e queimada criminosa no Parque do Imbuí

Encosta na área de amortecimento do Parque Montanhas vem sendo usada de maneira irregular

Marcello Medeiros

O Parque do Imbuí é um dos bairros mais aprazíveis de Teresópolis. Cercado de verde, já foi moradia de um ex-presidente brasileiro, do primeiro governante do nosso município e um famoso escritor. Mas hoje, infelizmente, tem sido frequentado por pessoas que devem ser esquecidas. O bonito e aconchegante canto dos pássaros e o clima ameno não têm sensibilizado quem acha que pode despejar em via pública o que não lhe interessa mais. Uma área de encosta na Estrada das Cacatuas, na zona de amortecimento do Parque Natural Municipal Montanhas, vem sendo utilizada para o despejo irregular e criminoso de lixo doméstico e restos de jardinagem, material que recentemente ainda foi incendiado – promovendo o risco de destruição de um grande fragmento florestal e alastramento para residências na parte de baixo da via, onde inclusive corre um pequeno rio.
Vigésimo nono Presidente do Brasil, entre 1974 e 1979, Ernesto Geisel manteve por muitos anos residência no Parque do Imbuí. Tanto que hoje a rua leva o nome desse político. Também residiu nesse bairro o Coronel Claussen, primeiro governante de Teresópolis. Ele morou na Casa dos Sete Cedros, ao lado da praça e capela de São Francisco de Assis. Essa bonita residência depois seria adquirida pelo famoso poeta Olegário Mariano, que ali escreveu parte de sua obra. Hoje o bairro sofre com o descaso da gestão municipal e com o desrespeito de quem acha que pode despejar lixo em uma área de mata – além da barbaridade de incendia-lo. Porém, é importante frisar que a tranquilidade e beleza da localidade continuam latentes graças à dedicação da Associação de Moradores do Parque do Imbuí, que cobra a manutenção das vias públicas, a sinalização das estradas e organização de modo geral, além de pelo menos quinzenalmente realizar eventos na simpática pracinha.

A rua de terra batida, cerca de árvores, tem sido frequentada por criminosos que jogam lixo e colocam fogo nesses resíduos – um total desrespeito com o meio ambiente e com moradores da região. Foto: Marcello Medeiros / O Diário

É crime, pode dar cadeia
A Lei 9605/98, Seção II, dos Crimes contra a Flora, prevê punições para quem comete esse tipo de crime. São elas: Art. 38. Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção. Pena – detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. Parágrafo único. Se o crime for culposo, a pena será reduzida à metade.
Art. 38-A. Destruir ou danificar vegetação primária ou secundária, em estágio avançado ou médio de regeneração, do Bioma Mata Atlântica, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção: (Incluído pela Lei nº 11.428, de 2006). Pena – detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. (Incluído pela Lei nº 11.428, de 2006). Parágrafo único. Se o crime for culposo, a pena será reduzida à metade. (Incluído pela Lei nº11.428, de 2006). Art. 39. Cortar árvores em floresta considerada de preservação permanente, sem permissão da autoridade competente. Pena – detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. 

Denuncie o descarte de lixo ou queimada
Para reclamar a situação ao poder público não é necessário informar seus dados. Basta ligar para a Secretaria Municipal de Ambiente (2742-7763), Secretaria de Posturas (2742-8445) ou Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800 282 5074 ou pelo aplicativo e-Ouve. Também segundo a Prefeitura, para quem joga lixo nesses terrenos ou em via pública a multa equivale a R$ 1.000,00 e pode dobrar em caso de reincidência. Em situações mais graves, vale ligar direto para a Polícia Militar, via 190, que pode chegar mais rapidamente do que a fiscalização municipal.

Tags

Compartilhe:

Edição 03/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cultura de Raiz completa 16 anos de muita tradição em Teresópolis

UPAm Três Picos apura crime ambiental em Vargem Grande

CHEGADA DE FRENTE FRIA: Defesa Civil de Teresópolis em alerta para chuvas intensas no final de semana

Feira do Rolo no próximo domingo em Teresópolis

Vestibular EaD Unifeso com inscrições abertas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE