Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Lixo eleitoral deve ficar muito tempo pelas ruas de Teresópolis

Santinhos e outros materiais foram jogados inclusive em locais afastados dos pontos de votação

Vinicius Barros *

Neste domingo aconteceram as eleições municipais, onde os moradores de Teresópolis compareceram em grande número às urnas para eleger os novos vereadores e escolher o prefeito. No entanto, o dia também foi marcado pelo derramamento de santinhos, panfletos e adesivos espalhados pelas ruas da cidade, uma prática comum durante o processo eleitoral que não só suja o ambiente, mas também traz preocupações quanto ao impacto ambiental.
Nesta segunda-feira, as ruas ainda permaneciam sujas em vários pontos onde ocorreram votações, com panfletos e santinhos espalhados. A escola Antônio Santiago é apenas um dos muitos exemplos onde havia panfletos acumulados na porta da escola. Um pouco mais à frente, na mesma rua, foi possível encontrar uma grande quantidade de adesivos, santinhos e panfletos de vereadores e prefeitos. Além disso, encontramos uma caixa que pode ter sido usada para transportar esses materiais de campanha.
Algumas das ruas da cidade, também sofreram um grande derramamento de santinhos, panfletos e adesivos espalhados, mesmo não sendo locais de votação – como na Calçada da Fama e trechos da Feliciano Sodré e Lúcio Meira. Esse acúmulo não só enfeia as ruas, como também pode se acumular próximo aos bueiros, reduzindo o escoamento das águas quando às fortes chuvas chegarem, assim alagando pontos da cidade e colocando a vida do cidadão em perigo.

Rio que passa por baixo da escola Antônio Santiago, na Rua Ipojuca, com muitos santinhos, panfletos e adesivos. Foto: Vinicius Barros

Demora a sumir
O tempo de decomposição desses materiais de campanha eleitoral no meio ambiente acaba acarretando muitos problemas, como poluição visual e acúmulos em bueiros. Alguns materiais demoram de meses a centenas de anos para sumir completamente do ambiente. O papel leva de 3 a 6 meses e o plástico levando mais de 400 anos para ser consumido. O fato é que, independentemente deste tempo, muitos materiais causam danos ao ambiente e aos seres vivos. Portanto, não devem ser descartados de maneira incorreta, e muitos deles podem ser reaproveitados ou reciclados.
Portanto, essa prática de tentar garimpar votos no dia das eleições não só fere o meio ambiente, mas também atrapalha a manutenção da limpeza a cidade e põe em risco a vida do cidadão com a possibilidade da ampliação de alagamentos e doenças através as águas sujas.

  • Estagiário
Edição 14/12/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Motorista perde o controle e causa acidente na Várzea

Polícia Federal prende Braga Netto

Teresópolis registrou 243 crimes ambientais até novembro

Lançamento do livro “1922. As Eleições em Teresópolis” neste sábado

NA LISTA DO GUINNESS BOOK: Papai Noel com mais tempo em atividade no mundo é de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE