Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Lixo eletrônico pode ganhar nova utilidade

Instituição quer mobilizar sociedade para transformar ideias em excelentes atitudes

Marcello Medeiros

Com o lema “Transformando ideias obsoletas em excelentes atitudes”, a ONG Padrão Águias da Aventura Objetiva inicia mais um importante empreendimento de impacto socioambiental e exemplo a ser seguido. Preocupados com a destinação correta do lixo eletrônico, especialmente peças de informática que ao longo do tempo se tornaram ultrapassadas, a instituição que é considerada uma referência em educação ambiental, está implementando o projeto “Eco Infor”, que tem como proposta recolher esses materiais para servirem de insumos para a transformação em utensílios para escritórios.
O projeto está dividido em cinco fases e categorias e nos próximos cinco anos pretende destinar corretamente o perigoso lixo eletrônico que constantemente é descartado no meio ambiente. Com o avanço da tecnologia, peças e componentes de computadores e seus periféricos que não se adequam mais à modernidade ficam armazenados em gavetas, armários, depósitos, casa e escritórios e muitas vezes acabam sendo esquecidos e desprezados em espaços naturais, causando sérios agravos aos animais e vegetais, especialmente à saúde humana. Na primeira fase, a instituição pretende arrecadar o maior número possível de disquetes para a construção de caixinhas porta-canetas, caixinhas de ornamentação e bloquinhos para anotações que serão distribuídos aos escritórios de instituições públicas e privadas. Nas outras etapas, serão priorizados os componentes físicos, tais como monitores de computadores, gabinetes, discos rígidos, impressoras e componentes eletrônicos em geral. Com a iniciativa de tomada de atitudes de responsabilidade com o Planeta, os Águias cumprem a sua pauta ambiental com a demonstração de que é possível transformar pequenas ideais em ações e boas atitudes.
“O lixo eletrônico é uma grave ameaça aos recursos hídricos e um sério problema para os grandes centros urbanos pelo acúmulo e falta de destinação correta. Esses materiais normalmente contêm metais pesados como mercúrio e chumbo, que podem contaminar o solo e a água, causando vários problemas à nossa saúde e aos animais e vegetais, além de sua estrutura ser feita de plástico, metal e vidro, que demoram muito tempo para se decomporem no meio”, lembra Cleiton Pimentel, fundador e gestor do Águias.
Apesar de ser prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos punição e multa para quem descartar inadequadamente o lixo eletrônico, a sociedade atual parece ignorar tais normativas legais e continuam misturando materiais especiais em lixo comum. Instituída em 02 de agosto de 2010, a Lei nº 12.305, é marcada por avanços na dinâmica adequada dos produtos pós-consumo. Com 08 anos de existência a PNRS ainda precisa contribuir para a sensibilização das sociedades sobre as atitudes para o consumo consciente e a destinação adequada. Buscando alternativas viáveis para evitar que esses problemas continuem crescendo, torna-se cada vez mais necessário que atitudes simples possam mudar práticas degradantes e prejudiciais ao desenvolvimento social e humano. Cleiton Pimentel destaca ainda que o projeto não é uma mera invenção da roda, “mas o mais importante é o desdobramento de atitude para a sua destinação correta e a mobilização e sensibilização da sociedade moderna”.
PARTICIPE – Qualquer pessoa pode colaborar com a primeira fase do projeto doando disquetes antigos. Basta entrar em contato através do WhatsApp (21) 9 9687 5634 que a equipe de suporte logístico providenciará o recolhimento.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE