Esta sexta-feira, 28, é o último dia da vistoria semestral obrigatória das vans utilizadas no transporte escolar. O objetivo é manter a permissão da prestação do serviço em dia e garantir a segurança dos estudantes. A fiscalização dos 56 veículos cadastrados pela Prefeitura é realizada na Praça Higino da Silveira, a da Feirinha do Alto, das 9h às 12h. Até o momento, 23 vans foram vistoriadas.
Equipes da Coordenadoria de Engenharia de Tráfego e Divisão de Trânsito e Concessões, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, verificam o funcionamento dos equipamentos de segurança, como cintos de segurança correspondentes ao número de passageiros e extintores de incêndio. As condições de operação das vans também são checadas, como luz de freios, espelhos internos e externos, lanternas e o estado geral dos pneus. Além disso, toda a documentação de veículos e condutores é fiscalizada. Somente quem for aprovado tem a prestação do serviço renovada.
“A fiscalização é feita pra verificar se o carro está em dia e se o motorista possui a documentação para oferecer todo o cuidado no transporte”, opinou Emerson Siqueira de Araújo, que atua no transporte escolar há 15 anos. Com 3 anos de experiência, o permissionário Gustavo Garcia faz a vistoria a cada seis meses. “Quando um pai nos liga pedindo referências nós temos como mostrar que estamos em dia com o alvará, os impostos e todos os itens de segurança”, concluiu. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Segurança Pública pelo telefone (21) 3642-8205.