Wanderley Peres
Escola de habilidades digitais com cursos de Robótica, Desenvolvimento de Games, Digital Influencer, Criação de Aplicativos, Inclusão Digital 60+ e Música e Introdução à Informática. A Casa da Inovação Estrada de Ferro Therezopolis entregou na última sexta-feira os diplomas de conclusão de cursos a mais 200 alunos, a segunda turma, que participou de evento no Espaço Cultural Higino, na última sexta-feira, 16.
No primeiro ciclo, concluído em dezembro passado, a Casa da Inovação já havia formado 180 alunos e agora, com grande orgulho, celebra a formatura de mais uma turma, elevando a 380 jovens formados. O evento contou com a participação do empresário Ladmir Carvalho, CEO e co-fundador da empresa Alterdata; Ricardo Portilho, CEO da UM Agência; Wanderley Peres, do Pró-Memória Teresópolis e jornal O DIÁRIO; do líder comunitário Calé da Beira Linha; José Carlos Faria, ex-presidente da Câmara Municipal de Teresópolis; e Hélio Carracena, radialista e apresentador da TV Diário e do empresário Igor Edelstein, presidente da Sincomércio, que doou 10 cursos do Senac para serem sorteados com os alunos da Casa.
Conduzida pelo diretor Jorge Maia, e a participação do corpo de professores da Casa da Inovação, que se dedicaram para a realização do glamoroso evento, foram entregues prêmios especiais em reconhecimento a pessoas que tem contribuído com o projeto, já uma coqueluche na Beira Linha, para onde tem acorrido crianças e jovens de outros bairros em busca do conhecimento, sendo destacados Ladmir Carvalho , Wanderley Peres e Ricardo Portilho, que receberam as honrarias pelo compromisso e apoio ao empreendedorismo e inovação em Teresópolis, “engajamento que tem sido fundamental para impulsionar o desenvolvimento educacional e tecnológico da Casa da Inovação”, observou Alex Castellar, que apresentou a festa em tom descontraído, sendo muito cumprimentado pelos pais de alunos, especialmente.
Com performance emocionante e criativa, a participação especial da Orquestra Sustentável da Casa da Inovação, apresentou músicas clássicas na batida da lata e o sopro dos instrumentos musicais feitos a partir de materiais reciclados, transmitindo mensagens poderosas sobre a importância da preservação ambiental. “A Orquestra Sustentável reforça a mensagem de que é possível unir arte e sustentabilidade”, observou o professor de música e maestro Edmilson, que já implantou projeto similar em escolas da rede municipal.
Destaque nas apresentações dos alunos, a menina Karen, que descobriu um asteroide no projeto da Nasa em parceria com a Casa da Inovação, contou como foi sua descoberta, sendo informada que em dezembro vai estar em Brasília, sendo recebida pelo Ministro das Ciências, Tecnologia e Inovação e pelo presidente Lula. Outros inventos foram mostrados, como um carrinho autônomo, do projeto de robótica, e ainda o desenvolvimento de games com o projeto “Terê Fight”, a criação de aplicativo para “Descarte Solidário”, e de introdução à Informática, com o projeto “PowerPoint Pontos Turísticos”.
“Um dia fui um desses garotos da Beira Linha. Na minha época não tive essa oportunidade. Mas hoje, vendo todos eles aqui, eu sei que estou fazendo a minha parte. Teresópolis tem muitos talentos, o que falta é oportunidade. A Casa da Inovação é antes de tudo um lugar de esperança, onde construímos uma educação inovadora”, agradeceu o Alex Castellar, idealizador do Projeto Casa da Inovação.
A Casa da Inovação Estrada de Ferro Therezópolis, localizada na Rua Beira Linha, nº329, no bairro da Beira Linha, com funcionamento de segunda a sábado, das 9h às 17h. E também pelas redes sociais, como @casadainovacaoteresopolis