Marcello Medeiros
Ultrapassagem pela direita, uso de celular ao volante, estacionamento irregular, desrespeito à faixa de pedestres, tanto por motoristas quanto por populares… Diariamente, são centenas de registros de atos de desrespeito ao que prevê o Código de Trânsito Brasileiro, situações que podem geram acidentes graves e até fatais. Pensando em melhorar esses números, a Guarda Civil Municipal tem intensificado o projeto “Ronda Escolar”, aproveitando a Semana Nacional do Trânsito, para ensinas sobre responsabilidade e respeito para nossos futuros motoristas – e hoje já pedestres. Nos últimos, mais quatro unidades de ensino foram visitadas pelo agente Michel Santana, um dos responsáveis pelo bate papo descontraído e brincadeiras que poderão fazer os pequenos teresopolitanos guardarem essas informações e também levar para casa o que é certo e errado no trânsito, puxando a orelha da mamãe ou do papai que insistir em “barbeiragens” por aí.
A primeira unidade visitada essa semana foi a Escola Municipal José Duarte Magalhães, em Prata dos Aredes, Terceiro Distrito do município. Setenta alunos do primeiro ao quinto ano participaram da dinâmica de trânsito, aprendendo, entre outros temas, a atravessar corretamente na faixa, e contação de histórias. “Todos participaram com muita atenção e alegria. E lembre-se: a paz no trânsito começa por você”, pontuou Santana nas suas redes sociais, onde faz questão de replicar as informações trabalhadas com os jovens. No mesmo dia, o agente da GCM esteve na Creche Escola Somar, em Bonsucesso, também na zona rural teresopolitana. Mais 70 estudantes contemplados, do pré-escolar ao quinto ano.
Na Creche Municipal Missionário Manoel Melo Silva, em Agriões, o projeto da Guarda Civil Municipal foi apresentado para 75 pequenos teresopolitanos, dessa vez incluindo as turmas do berçário ao jardim. “Durante a Semana Nacional de Educação para o Trânsito, a Ronda Escolar não para”, frisou o agente. A última unidade visitada foi a Escola Municipal Lino Oroña Lema, na Várzea, onde a dinâmica de trânsito e contação de histórias foram apresentadas para 75 jovens do segundo ao quinto ano. “Foi uma manhã repleta de alegria e diversão, onde todos aprenderam sobre a importância da segurança no trânsito de forma lúdica e envolvente”, frisou Michel Santana, que em todas as ações conta com o apoio de professores e corpo diretivo das unidades.
Para receber as ações da Guarda Civil Municipal na sua escola, você pode entrar em contato com a corporação nos telefones 2742-3352 (ramal 431) e (21) 2043-3639 ou procurar diretamente a sede da GCM, localizada no número 300 da Rua Heitor de Moura Estevão, na Várzea.