Parece notícia repetida, mas infelizmente não é. A reportagem do jornal O Diário e Diário TV registrou nesta quarta-feira, 29, mais um ponto de descarte irregular e criminoso de resíduos no município, dessa vez no aprazível e outrora bairro presidenciável Parque do Imbuí. Trecho entre as ruas Cascata e Cacatuas, com pouca movimentação e consequentemente com menos possibilidade de fiscalização ou flagrantes, está sendo utilizada para o despejo de restos de material de obra, lixo de jardim, móveis velhos e outros resíduos que não deveriam estar na grande encosta – que termina nos fundos de uma propriedade e onde passa um pequeno curso d´água. Outro fator preocupante é que o crime ambiental ocorre na zona de amortecimento do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que nessa região mantém o núcleo voltado para os esportes de montanha relacionados à escalada. Aliás, bem próximo do ponto onde vem sendo realizado o despejo de todo o tipo de lixo está uma placa indicando a existência da unidade de conservação ambiental.
“Isso é mais um motivo de vergonha para o município, mais um local onde criminosos acham que podem jogar tudo que não lhes interessa mais. Além do prejuízo para o meio ambiente diretamente, perdem todos os moradores do entorno e futuros visitantes, visto que, além das possibilidades de escalada já bastante conhecidas nas paredes do Parque do Imbuí, esse bairro tem muitas possibilidades de caminhos para a prática do mountain bike, inclusive a rua que vem sendo utilizada como depósito de lixo é um dos caminhos dos ciclistas”, pontua um leitor do jornal O Diário que entrou em contato com a nossa redação para relatar a situação.
Através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou no final da tarde desta quarta-feira “que até o momento não há registro desta denúncia na Ouvidoria Geral do Município, mas que enviará equipe de fiscalização ao local para verificar a situação e tomar as medidas cabíveis”. Na semana passada, O Diário mostrou outra região onde o crime é frequente, as estradas que ligam Quebra-Frascos a Pimenteiras. Em um desses locais, moradores instalaram câmeras de segurança para filmar a ação de descarte irregular e criminoso de lixo.
Denuncie, faça sua parte
Para reclamar a situação ao poder público não é necessário informar seus dados. Basta ligar para a Secretaria Municipal de Ambiente (2742-7763), Secretaria de Posturas (2742-8445) ou Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800 282 5074. Também segundo a Prefeitura, para quem joga lixo nesses terrenos ou em via pública a multa equivale a R$ 1.000,00 e pode dobrar em caso de reincidência e a fiscalização é feita pela a equipe do Controle Urbano. Além disso, os donos dos terrenos também são responsáveis pela preservação do seu patrimônio e são obrigados a cercar e murar, ficando sujeito às penalidades da lei, que no caso são 500 UFIR.