Bons livros a preços populares. Essa é a marca da Associação Brasileira do Livro, que, de 8 a 31 de janeiro, sobe a Serra para se instalar na Calçada da Fama, no coração de Teresópolis. A Feira do Livro, como é chamado o evento criado em meados dos anos 50 no Rio de Janeiro, terá a participação da Academia Teresopolitana de Letras (ATL) e de livrarias da cidade. A feira é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Teresópolis e terá também apresentação de shows e contação de histórias.
A ABL nasceu de uma ideia em abril de 1955, quando um vereador carioca expôs seus livros em uma barraca armada em frente à Câmara Municipal, na Cinelândia. Alguns livreiros (inicialmente seis), admirando a iniciativa, resolveram aproveitar a ideia. Tempos depois, fizeram uma mostra semelhante em condições bem precárias. Porém, a exposição acabou se transformando num sucesso de vendas. Em outubro do mesmo ano, foi organizada a 1ª Feira do Livro, com 42 barracas — lá mesmo na Cinelândia — desenhadas pelo sócio-fundador Antonio Severo de Sant’anna. A iniciativa foi novamente bem-sucedida e, mais tarde, oficializada pelo então Prefeito Negrão de Lima.
“Em 1957, os associados resolveram fundar a ABL — Associação Brasileira do Livro —, para desenvolver um trabalho que até hoje continua a despertar interesse da população. Nossas Feiras são conhecidas por terem preços populares e livros de qualidade, agradando a todos que as visitam”, explica Adeilson Jarbas, coordenador de feiras e eventos da ABL.