Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Manobra proibida no trânsito quase termina em atropelamento em Teresópolis

Depois de realizar “cavalo de pau”, condutor de Clio invadiu a calçada e por pouco não atingiu pedestres

Mais uma vez ganhou as redes sociais um tipo de vídeo não deveria estar sendo compartilhado, pois envolve infrações e crimes: realizar e divulgar manobras de trânsito arriscadas e em via pública – colocando a vida de terceiros em risco. A situação teria ocorrido no último fim de semana no bairro Vale do Paraíso. A imagem mostra o condutor de um Renault Clio de cor vermelha realizando, por diversas vezes, a manobra conhecida como “cavalo de pau”. Ele comete repetidamente a infração de trânsito no trecho da Avenida Delfim Moreira entre as Ruas Coronel Borges e Alexandre Fleming, aparentemente durante a madrugada. Na sexta vez que puxa o volante drasticamente para derrapar a traseira, ele perde o controle e invade a calçada em frente a um bar, atingindo um vaso de planta, uma motocicleta e por muito pouco não atropelando um grupo de pessoas. Irritados, os jovens que quase foram atingidos ainda tentam chutar a lateral e bater no teto do veículo com capacetes.

Antes de invadir a passagem de pedestres, o condutor do Clio ainda colocou em risco um motociclista, que seguia sentido Vale do Paraíso, e o motorista de outro carro, que descia a Delfim Moreira e chegou a parar na calçada para evitar ser atingido pelo infrator. Pela sinalização no vídeo, compartilhado em redes sociais como o WhatsApp, indicam que ele foi divulgado através do Instagram, aparentemente pela pessoa que pratica as infrações e crimes, que colocou as palavras “Vivendo sabe” e ainda ironizou o que poderia ter sido uma tragédia: “Final trágico kkkkkk”.

“Que a polícia identifique e prenda”
Nos últimos dias, alguns moradores da região entraram em contato com a redação do Diário para denunciar a situação, que estaria ocorrendo com frequência. “Se essa moda continuar, alguém pode ser até morto em um acidente. Vocês deveriam divulgar no perfil de vocês para que as autoridades possam fiscalizar o bairro”, pontuou uma moradora de prédio próximo, pedindo anonimato.
O aposentado Carlos Marques reforçou o apelo: “Essa garotada acha bonito ficar fazendo essas besteiras e postando nas redes sociais, até a hora que atropelarem, baterem no carro de alguém, matarem uma pessoa que não tem nada a ver com isso. Espero que a polícia identifique, apreenda o carro e abra processo contra esse motorista”.

Punições previstas
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que “utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus” configura infração gravíssima. As penalidades incluem aplicação de multa mínima no valor de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir, apreensão e remoção do veículo, além de recolhimento da habilitação do condutor.
Além disso, a ação configura crime por violar o artigo do CTB que proíbe a direção de veículo automotor em via pública, em situações de corrida, disputa ou competição automobilística, bem como de exibição ou demonstração de perícia em manobra não autorizada pela autoridade competente, “gerando situação de risco à incolumidade pública ou privada”.

Divulgação em redes sociais
Identificada a divulgação por parte do motorista em suas redes sociais, ele pode ser enquadrado também no que prevê o Projeto de Lei 130, de 2020, que estabelece a vedação de divulgação de infrações de trânsito, e altera dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503). O novo regramento estabelece multa de R$ 2.974,70 para quem descumprir a regra, além da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação por 12 meses. Além do Diário, o vídeo com as manobras proibidas foi encaminhado para as forças de segurança do município. O veículo, ano 2016, está em nome de um homem.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE